Os programas de rastreios e de prevenção têm como objetivo a consciencialização e sensibilização das organizações para a necessidade da promoção da saúde enquanto dimensão fundamental do bem-estar dos colaboradores, atuando sobre diversos fatores de risco que hoje em dia afetam os trabalhadores e, consequentemente, as empresas.

Além disso, o envolvimento das empresas em programas desta natureza possibilita a construção de um maior elo de ligação e de confiança entre os colaboradores e a organização, reduzindo os riscos para o aparecimento de muitas doenças.
O programa de rastreios torna-se, assim, uma ferramenta ao dispor das organizações que fomenta a adoção de estilos de vida mais saudáveis e mais conscientes que têm consequências diretas no bem-estar, produtividade, satisfação e employer branding.

A implementação de ações de rastreio adequadas às necessidades dos trabalhadores torna-as mais eficientes e recompensadoras, sendo possível chegar a um vasto número de colaboradores tendo em conta a brevidade das ações disponibilizadas.