A Corporate Wellness é uma dimensão da Responsabilidade Social Interna - RSI - da organização e traduz-se na promoção da saúde mental e física dos colaboradores para aumentar o seu bem-estar e influenciar o seu estilo de vida.

A saúde das pessoas é afetada por múltiplos fatores que devem ser analisados, de modo a apoiar as organizações no desenvolvimento de um ambiente e local de trabalho saudáveis, onde pessoas e equipas se comprometem com os objetivos e conseguem conquistar resultados.

Com o desenvolvimento da Responsabilidade Social, a Corporate Wellness ganhou o seu enquadramento como resposta às expetativas dos colaboradores enquanto parte interessada interna e como esforço de redução de impactes negativos sobre a vida das pessoas, a par da maximização de impactes positivos no mesmo domínio.

Origem e Enquadramento do Conceito

Áreas de Intervenção

Tendo como ponto de partida uma visão holística da pessoa, desenhámos quatro eixos estratégicos que devem ser tidos em conta pelas organizações para promoção do bem-estar e consequente aumento de competitividade:

Diagnóstico e avaliação do Bem-Estar Organizacional

O diagnóstico de bem-estar organizacional é um processo implementado pela Pedra Base para identificar e caraterizar as necessidades e áreas de desenvolvimento em termos do bem-estar dos colaboradores na organização.

A realização do diagnóstico é a base para a construção de um programa eficaz de intervenção ao nível do bem-estar, pois assegura a definição de medidas enquadradas nas reais necessidades e prioridades da organização, promove a abertura à implementação destas medidas, legitima as ações a empreender, fundamentando-se na auscultação e participação dos colaboradores e das estruturas de gestão e liderança. Fundamenta-se nas seguintes atividades:

  • Estudo de Clima e Bem-estar;
  • Entrevistas exploratórias;
  • Análise de indicadores RH;
  • Sessões de discussão em grupo/focus group;
  • Análise de políticas e práticas da organização.

Do diagnóstico resulta um relatório com a identificação e sistematização de resultados, em termos de indicadores avaliados e orientações para a conceção do Plano de Bem-Estar. 

Fases de Implementação

 

O bem-estar e saúde dos colaboradores influenciam diretamente a produtividade da sua organização.

Para obter mais informações sobre o serviço Corporate Wellness da Pedra Base, contacte-nos para agendamento de reunião.

 


A Pedra Base é reconhecida pelo CWII – Corporate Wellness International Institute como empresa especializada na consultoria em bem-estar e os seus consultores são certificados.

A Pedra Base está integrada no grupo de trabalho que, no âmbito da Comissão Técnica 165, ONS APEE, está a desenvolver a norma portuguesa de requisitos para o bem-estar nas organizações, designada norma de "Valores Éticos, Bem-estar Organizacional e Responsabilidade Social Interna".