Os programas de voluntariado corporativo prendem-se com a implementação de projetos, por parte das organizações, que põem em prática ações, apoios ou incentivos que procuram promover o desenvolvimento da comunidade envolvente através da participação ativa dos seus colaboradores, envolvendo todos os níveis hierárquicos.

No entanto, para que estes programas se tornem sustentáveis e mais benéficos para ambas as partes (relação win-win), as organizações devem atuar de acordo com a sua missão e valores, com os recursos que dispõem e, preferencialmente, com a atividade profissional que exercem.

Atualmente, a crescente necessidade de adoção de uma postura ética como forma de contribuir para a qualidade de vida em geral e para a proteção do ambiente, conduz também a uma maior fidelização dos stakeholders e visibilidade da responsabilidade social das organizações que, apesar de serem consequências bastante valorizadas, não podem ser consideradas como único fim.

Deste modo, o voluntariado corporativo funciona como uma estratégia de responsabilidade social que integra a relação interna entre os colaboradores e a relação externa estabelecida com a comunidade, fomentando uma maior identificação, satisfação e motivação dos colaboradores e a criação de laços e parcerias com o exterior.

Disponibilizamos as ferramentas necessárias para auxiliar as organizações a cumprirem os objetivos de um programa de voluntariado corporativo que seja devidamente planeado, enquadrado e vivido.