A ginástica laboral é uma forma de atividade física de cariz voluntário com curta duração, que funciona como pausa durante o horário de expediente e que decorre no próprio local de trabalho.
Pela curta duração do programa, esta modalidade não causa fadiga nem transpiração e é realizada pelos colaboradores interessados de forma coletiva.

A prática de ginástica laboral tem como objetivo fortalecer e estimular os músculos mais afetados durante o período de trabalho de forma a prevenir problemas e lesões e a fomentar o bem-estar e as relações interpessoais nas organizações.
Outros benefícios que estão associados à ginástica laboral são a redução dos níveis de dores musculares, a diminuição do absentismo, o aumento da produtividade e da boa disposição e bem-estar na execução das tarefas laborais.

A ginástica laboral pode ainda ser realizada no início da jornada de trabalho como forma de aquecimento dos músculos, durante o período de trabalho de maneira a interromper a monotonia operacional e a dar novo alento ao trabalho ou no fim da jornada de trabalho com o objetivo de reduzir a tensão muscular.