O bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos que normalmente surgem através de relações desiguais de poder.

Este problema é reconhecido mundialmente como uma agressão que deixa marcas para o resto da vida das vítimas e que pode pôr em causa a sua integridade física e psicológica.

Em contexto laboral também ocorrem este tipo de situações, as quais têm vindo a assumir um interesse crescente por parte dos profissionais da área da saúde ocupacional e das próprias organizações visto que, a exposição dos colaboradores a este tipo de situações, além de todas as consequências que traz ao nível individual, constitui também uma ameaça à imagem, confiança, produtividade e competitividade da empresa que não toma as devidas medidas de prevenção.

O bullying no local de trabalho envolve frequentemente o mau uso do poder, no entanto, tanto pode ocorrer entre chefias e subordinados como entre colegas de trabalho.
Este programa pretende prevenir e sensibilizar as empresas e os seus colaboradores para a realidade deste fenómeno de forma a tornar o ambiente de trabalho mais seguro, onde seja possível estabelecer relações mais saudáveis e de mútuo respeito.