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Pedra Base - Consultoria e Formação

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O que fazemos

O que fazemos

Os Clientes procuram-nos para acompanhar processos de mudança internos ou quando se encontram perante desafios organizacionais – de gestão ou operacionais – que afetam os seus resultados. Solicitam o nosso apoio quando as decisões a tomar afetam as suas pessoas, as suas operações e a organização como um todo.

Esperam de nós uma perspectiva independente e global.

Nesse sentido, disponibilizamos um conjunto de serviços integrado que permite alinhar processos, pessoas e produtos com o objetivo de criar valor, numa lógica de intervenção ajustada ao seu negócio.

Missão

A Pedra Base vocaciona-se para o apoio às Organizações, Empresariais e Públicas, na criação de valor e de vantagens competitivas através do contínuo processo de melhoria dos modelos de negócio e gestão das pessoas. Para isso estimulamos os nossos colaboradores na criação de capital de conhecimento, criatividade e foco nas necessidades do Cliente. Procuramos criar relações permanentes, baseadas na confiança e benefício mútuo.

O impacto real é a medida do sucesso dos nossos projetos.

Quem Somos

Quem Somos

A Pedra Base é uma empresa de Consultoria e Formação constituída em finais de 1997 com três sócios de áreas complementares. Mário Parra da Silva da área da engenharia mas com uma consolidada experiência nos domínios da gestão e formação, Anabela Vaz Ribeiro da área de gestão e com experiência em estudos de mercado e uma terceira sócia da área da Psicologia que em 2003 deixou de fazer parte da empresa.

Em 2004, a Pedra Base integrou o Grupo STEP UP (SGPS), ano da sua constituição. A STEP UP integra entidades de áreas diversas como a formação profissional, consultoria de gestão, informática e serviços, gestão de arquivo & documentação, design e edição. Atualmente a empresa conta com dois sócios individuais e o Grupo STEP UP.

O nosso percurso caracteriza-se pela assessoria a líderes de empresas e dirigentes organizacionais no que se refere às competências das suas equipas e à gestão das organizações que representam.
Tendo realizado projetos em empresas, no setor empresarial do estado e na administração pública central e local, estamos ao serviço dos nossos Clientes para os assessorar e apoiar no alcance dos seus objetivos através dos serviços que prestamos, em áreas diversas como:

  • desenvolvimento de competências através da formação e programas de coaching;
  • gestão de crise e mudança;
  • implementação de sistemas de gestão;
  • elaboração de códigos de ética;
  • reestruturação de áreas comerciais;
  • implementação de sistemas de gestão de desempenho;
  • entre outros...

Os nossos projetos caracterizam-se pelo ajustamento que fazemos à realidade de cada Cliente, garantindo a adequabilidade à sua estrutura e cultura e adaptação às exigências específicas do mercado em que este se insere.

Aquilo em que acreditamos

Aquilo em que acreditamos

Acreditamos que as nossas equipas orientam a sua conduta pelos valores que defendemos, vivenciando-os nas atitudes e comportamentos adotados nos projetos que realizam.

Valores

Compromisso com o Cliente

Medimos o nosso sucesso pelo sucesso dos nossos clientes. 
Assumimos a visão e a missão de cada cliente porque acreditamos que só assim poderemos trabalhar em parceria com o mesmo.
O nosso foco está nos resultados e na qualidade da experiência proporcionada ao cliente.

Confiança

Acreditamos que o sucesso dos nossos projetos depende fortemente das relações de confiança que criamos com os clientes e parceiros. Confiança no cumprimento dos compromissos assumidos, na confidencialidade da informação disponibilizada e na atitude coerente entre a palavra e a ação.

Ética

A nossa ética reflete-se na conduta de todos aqueles que nos representam – colaboradores, formadores e consultores. Somos fiéis aos nossos valores, independentemente das circunstâncias e procuramos fazer uma análise crítica das nossas escolhas, comprometendo-nos a seguir o caminho certo. Acreditamos que a ética é base para construirmos um percurso para a responsabilidade social.

Responsabilidade Individual

Cada colaborador é um representante da Pedra Base no cliente e nas relações com outras entidades, pelo que tem a responsabilidade individual de atuar de acordo com os valores e princípios da empresa, respeitar os compromissos assumidos perante colegas, clientes e outras partes interessadas, bem como contribuir para o desenvolvimento e crescimento da Pedra Base.

Superação

Aceitamos cada desafio com o compromisso de dar o nosso melhor e com a perspetiva de que cada cliente nos proporciona uma oportunidade única de evoluir, enriquecer as nossas competências e procurar alcançar novos horizontes.
Exigimos de nós próprios e de todos os que trabalham connosco, a superação das metas definidas, procurando fazer a diferença através do alinhamento com as melhores práticas internacionais e de uma abordagem inovadora.

 

Princípios de Atuação

Legislação e outra regulamentação

  • Cumprimos a lei e outros regulamentos aplicáveis à nossa atividade;
  • Respeitamos as convenções e declarações reconhecidas internacionalmente, nomeadamente no âmbito dos direitos humanos fundamentais, liberdade de associação e discriminação no local de trabalho.

Governação Organizacional

  • Atuamos de forma transparente, partilhamos informação e adotamos um comportamento aberto;
  • Responsabilizamo-nos pelas ações da Pedra Base e prestamos contas pela nossa conduta;
  • Reconhecemos o direito das partes interessadas em serem ouvidas e procuramos reagir perante as suas legítimas preocupações;
  • Reconhecemos os aspetos da responsabilidade social significativos da Pedra Base, tendo em conta todo o ciclo de vida dos nossos serviços e integramo-los no nosso sistema de gestão;
  • Prevenimos e combatemos a corrupção em todas as suas formas, através das práticas internas e sensibilização dos nossos formadores e consultores;
  • As disposições desta Norma não são utilizados como fundamento para reduzir os níveis de desempenho em responsabilidade social já alcançados pela Pedra Base.

Pessoas

  • Incentivamos o desenvolvimento dos colaboradores, procurando disponibilizar meios de acesso ao conhecimento e a recursos que lhes permitam o incremento das suas competências;
  • Procuramos alocar a cada projeto os melhores talentos nesse domínio, também como oportunidade de crescimento e realização profissional;
  • Valorizamos a iniciativa, o espírito de corpo e a partilha entre os colaboradores.

Responsabilidade Ambiental

  • Apoiamos uma abordagem preventiva aos desafios ambientais, identificando áreas de melhoria e ganhos de eficiência, nomeadamente através da utilização de recursos e tecnologias eco-friendly;
  • Adotamos o princípio da precaução e a prevenção da poluição na origem, particularmente no que se refere a todos os materiais e recursos de apoio à formação;
  • Promovemos a responsabilidade ambiental junto de colaboradores, formadores e consultores, clientes e outras partes interessadas.
Política Integrada de Gestão

Política Integrada de Gestão

A Pedra Base aposta em relações de parceria com os seus colaboradores, clientes e outras partes interessadas de forma a prestar serviços de consultoria e formação que correspondam às suas expetativas, promovendo a criação de valor e o desenvolvimento das pessoas e das organizações num quadro de crescimento dos capitais humano e natural.

A gestão da qualidade e da responsabilidade social são instrumentos que estimulam o desenvolvimento de soluções integradas e inovadoras ajustadas às necessidades das pessoas e organizações nossas clientes e parceiras.

Desta forma, a Pedra Base formaliza na sua política os seguintes compromissos:

  • Cumprir todos os requisitos legais que se aplicam às atividades e serviços que prestamos, os requisitos das normas NP EN ISO 9001:2008, NP 4469-1:2008 implementados no sistema integrado de gestão, bem como os princípios da responsabilidade social e do Global Compact que subscrevemos;
  • Promover um processo de comunicação permanente com colaboradores, clientes e outras partes interessadas;
  • Fomentar e permitir um espaço de desenvolvimento individualizado e ajustado a cada colaborador, incentivando a inovação e criatividade para a aquisição e aprofundamento de competências, de acordo com os valores da Pedra Base, nos quais a melhoria contínua e a superação, são pilares fundamentais;
  • Consultar os nossos clientes e partes interessadas significativas para conhecer as suas expectativas;
  • Procurar ir ao encontro das necessidades e expectativas dos nossos clientes, tanto no domínio do sucesso continuado do seu negócio como do contributo para a sustentabilidade;
  • Estabelecer relações de parceria com Formadores e Consultores, bem como com outros fornecedores, com vista a obter produtos de qualidade ao preço justo para ambas as partes;
  • Controlar os impactes da nossa atividade, incorporando os aspetos significativos no sistema integrado de gestão;
  • Manter o Sistema de Gestão Integrado garantindo a sua revisão e estabelecendo objetivos que permitam a melhoria contínua.
Reconhecimentos

Reconhecimentos

A qualidade dos serviços prestados pela Pedra Base é reconhecida em diversos domínios por organismos oficiais credenciados.

Sistema de Gestão da Qualidade

A Pedra Base tem implementado e certificado um sistema de gestão da qualidade pela norma portuguesa de Qualidade - NP EN ISO 9001:2000 (“Sistemas de Gestão da Qualidade”).  A certificação do sistema foi efetuada em Julho de 2009, pela Bureau Veritas Certification.

Sistema Integrado de Gestão - Qualidade e Responsabilidade Social

Entre o término de 2012 e o princípio de 2013 foi integrado o sistema de gestão da responsabilidade social de acordo com a norma portuguesa NP4469-1, no sistema de gestão da Pedra Base, já certificado pela ISO 9001. A auditoria de certificação neste domínio foi realizada também em Abril de 2013, enquanto a certificação foi concedida em outubro de 2013.

A implementação deste referencial permitiu formalizar algumas práticas de RS e implementar outras, nomeadamente:

  • Revisão dos valores e princípios de atuação da PB
  • Definição de uma Política integrada de Qualidade e RS
  • Identificação e avaliação das partes interessadas da Pedra Base para definição de um Plano de envolvimento com as mesmas;
  • Auscultar as partes interessadas significativas para identificação das suas expectativas, necessidades e preocupações no âmbito dos temas da RS e do trabalho desenvolvido pela PB;
  • Identificação e avaliação dos aspetos significativos de responsabilidade social para, ao integrá-los no Programa e Objetivos anual, definir um Plano de Ação para medir os aspetos mais significativos e consequentemente minimizar os impactes daí decorrentes. No âmbito da RS foram definidos objetivos ao nível de conciliação trabalho-família (formação desenvolvida em horário pós laboral), igualdade de género na seleção de formadores externos; da redução do consumo de papel nos projetos de formação e de consultoria e da redução do nº de deslocações de carro;
  • Implementação de um Código de Ética e Conduta para Formadores e Consultores;
  • Identificação dos requisitos legais aplicáveis às atividades da PB e avaliação da conformidade legal. 

Acreditação DGERT

O Sistema de certificação/acreditação DGERT (Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho) destina-se a validar e a reconhecer a capacidade de uma entidade formadora para intervir no âmbito da formação profissional. Uma entidade é certificada/acreditada se cumprir os requisitos do referencial de qualidade da  DGERT. A Pedra Base é acreditada nos domínios do Diagnóstico, Planeamento, Conceção, Organização e Desenvolvimento da formação desde 1998. Atualmente encontra-se a aguardar a notificação por parte da DGERT para formalizar a transição para o atual Sistema de Certificação de entidades formadoras.

Homologações

A homologação consiste no reconhecimento, por parte de uma entidade de determinado curso de formação, conferindo assim aos formandos um Certificado de Aptidão Profissional.
A Pedra Base obteve em 2009 a homologação do curso de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho para Trabalhadores Designados, que lhe foi conferida pela ACT - Autoridade para as Condições de Trabalho.

Parcerias

Parcerias

 

Persona Global

Em 2004 a Pedra Base assumiu a representação da Persona Global, Inc., em Portugal.

A Persona é uma consultora de gestão internacional que providencia soluções e metodologias de formação e consultoria fidedignas e testadas no terreno, dirigidas a empresas, no âmbito do Desenvolvimento Organizacional. A empresa foi fundada pelo Jon Gornstein, em outubro de 1980 com sede em Chicago, Illinois, EUA.

O objetivo da Persona é apoiar os clientes a integrar com sucesso as estratégias do negócio com os processos, tecnologias e as pessoas.

Consulte aqui as soluções internacionais disponibilizadas pela Pedra Base.


 

Menagem Resources

Em 2014 a Pedra Base estabeleceu uma parceria com a MENAGEM Resources.

A MENAGEM Resources é uma consultora de sistemas de gestão de Saúde e Segurança no Trabalho, com delegações e atividade desenvolvida a nível internacional (Irlanda, Brasil, Caraíbas, Argentina e África Austral).

Áreas de intervenção da MENAGEM Resources: Sistemas de Gestão da Segurança, Auditorias, Saúde Ocupacional, Cessação Tabágica, Eventos especiais MENAGEM, Formação, Jogos de Segurança / Team Building de Segurança, Engenharia para a Segurança e Soluções Tecnológicas para Segurança e Saúde.

Setores de AtividadeRetalho, Logística, Silvicultura, Empresas ferroviárias, Celulose e Papel, Fábricas de Tintas, Indústria Alimentar, Indústria Têxtil, Indústria Farmacêutica, Indústria Nuclear, Centrais Nucleares, Indústria Automóvel, Cosmética, Plásticos e Polímeros, Refinação de Açúcar, Indústria da Cerveja e Refrigerantes, Pesca, Indústria de Bebidas Alcoólicas, Indústria de Extração Mineira, Perfurações, Obras com mais de 68.000 trabalhadores, Petróleo (Exploração e Produção), Exploração Mineira, Construção e Operação de Centrais Hidroelétricas, Fábricas Químicas, Obras de Grande Porte, Indústria e Fábricas de Cimento, Construção Portuária, Engenharia e Manutenção, Conservas, Gestão da Segurança para Subempreiteiros, Indústria Madeireira, Aeroportos e Companhias de Seguros.

Consulte aqui o site da Menagem Resources.

 

Afiliações

Afiliações

Associamo-nos a instituições reconhecidas nos seus domínios de atuação, cujo contributo consideramos fundamental para potenciar o desenvolvimento sustentado e melhoria contínua do nosso negócio e do negócio do nosso cliente.

AIDA - Associação Industrial do Distrito de Aveiro
www.aida.pt
APEE - Associação Portuguesa de Ética Empresarial
www.apee.pt
The Global Compact - Global Compact Network Portugal United Nations Global Compact
www.globalcompact.com.pt

CWII

CWII - Corporate Wellness International Institute
www.corporatewellness.pt

GRACE

Grace - Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial
www.grace.pt

Responsabilidade Social

Responsabilidade Social

A Pedra Base é subscritora dos princípios do United Nations Global Compact desde 2006, sendo que a nossa adesão se baseia na assunção de que esta iniciativa de cidadania empresarial contribui para a difusão e partilha de boas práticas, focando as organizações em temas fundamentais como os direitos humanos, a responsabilização pelo ambiente e o combate à corrupção.

Em 2012, inciámos a implementação do nosso Sistema de Gestão de Responsabilidade Social pelo alargamento do Sistema de Gestão da Qualidade à Responsabilidade Social. O novo sistema, designado SIG – Sistema Integrado de Gestão, que foi submetido a certificação em 2013.

Em seguida apresentamos os princípios do United Nations Global Compact que subscrevemos e alguns elementos do SIG que consideramos importantes dar a conhecer às nossas partes interessadas.

PRINCÍPIOS DO UNITED NATIONS GLOBAL COMPACT

DIREITOS HUMANOS

1. As empresas devem apoiar e respeitar a proteção dos direitos humanos, reconhecidos internacionalmente
2. Garantir a sua não participação em violações dos direitos humanos

PRÁTICAS LABORAIS

3. As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo à negociação coletiva
4. A abolição de todas as formas de trabalho forçado e obrigatório
5. Abolição efetiva do trabalho infantil
6. Eliminação da discriminação no emprego   

PROTEÇÃO AMBIENTAL

7. As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais
8. Realizar iniciativas para promover a responsabilidade ambiental
9. Encorajaro desenvolvimento e a difusão de tecnologias amigas do ambiente

ANTICORRUPÇÃO

10. As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, incluindo extorsão e suborno

SIG - SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DA PEDRA BASE

A figura seguinte representa as partes interessadas significativas da Pedra Base, embora tenhamos identificado outras partes interessadas que embora não tenham sido consideradas significativas, são importantes do ponto de vista do desenvolvimento das nossas atividades. Entre as mesmas encontram-se outros fornecedores para além dos Formadores e Consultores, as Entidades Bancárias, o Ambiente e a Sociedade.

Partes interessadas - Pedra Base 

Para além das partes interessadas identificámos os aspetos de responsabilidade social da empresa que estão integrados no nosso sistema de gestão da responsabilidade social e que poderão ser consultados no Relatório Anual da Pedra Base 2012.

Leia aqui o Relatório Anual da Pedra Base 2014.