Pesquisar
Contactos

Pedra Base - Consultoria e Formação

Equipa Comercial
+351 211 396 466
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Lisboa
Rua Andrade Corvo nº 27 3º Esq.
1050-008 Lisboa, Portugal
Lat: 38.729909, Long: -9.147464
+351 211 396 466
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Registe-se na Newsletter





Somos uma equipa de profissionais especializados em diferentes áreas, que trabalha em parceria para oferecer um portfólio de serviços ajustado às particularidades de cada organização cliente.

Conheça melhor o perfil de cada um dos nossos colaboradores.

Partners
Anabela Vaz Ribeiro

Anabela Vaz Ribeiro

  • Contactos
    • +351 217 981 133
    • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Domínios
    • Gestão Empresarial e Estratégia
    • Mudança Organizacional
    • Cultura e Gestão por valores
    • Responsabilidade Social e Sustentabilidade
    • Ética
    • Produção de conteúdos especializados em Ética Empresarial, Responsabilidade Social e Sustentabilidade
    • Igualdade de Género
    • Empreendedorismo Social
    • CEM+ Customer Experience Management
    • Competency Assessment

Fundou e assumiu a liderança da Pedra Base em 1998.

Ao longo de mais de uma década, além das funções de gestão, desenvolveu e executou projectos de referência no historial da empresa, particularmente nas áreas de Gestão, Mudança Organizacional, Ética e Responsabilidade Social.

Além da Pedra Base, é partner de duas outras empresas e a sua carreira profissional é marcada por mais de 15 anos de experiência na gestão e execução de projectos de consultoria e pela actuação em diversos sectores de actividade como os transportes, petrolífero, restauração colectiva, farmacêutica, entre outros.

É uma das especialistas do nosso país em Ética e Responsabilidade Social, efectuando consultoria e formação neste domínio dirigida a empresas. Fundadora e vice-presidente da Associação Portuguesa de Ética Empresarial, membro das Comissões Técnicas de Normalização em Responsabilidade Social e Organizações Familiarmente Responsáveis, sendo a primeira a Comissão que produziu a norma portuguesa de Responsabilidade Social. Perita da delegação portuguesa, participou no grupo de trabalho que elaborou a norma internacional ISO 26000 durante 5 anos e actualmente representa Portugal no PPO NIN – Post Publication Organization, National Standards Body Information Network que tem como objectivo acompanhar a implementação da norma de responsabilidade social internacionalmente.

Docente da Pós-Graduação em Ética e Responsabilidade Social da Universidade Autónoma de Lisboa. Membro do Conselho Consultivo do projecto ACGE – Alterações Climáticas e Gestão de Empresas desde 2008. Faz parte da equipa que está a dinamizar o Índice de Responsabilidade Social ISO 26000, uma iniciativa conjunta da Euronatura e da APEE. Tem dinamizado e participado em inúmeros seminários e workshops sobre esta temática.

Autora e co-autora de obras técnicas e didácticas de apoio ao desenvolvimento de competências, das quais se destacam: "Negociação – Técnicas e Ferramentas", 2000, Lidel; "Ética e Responsabilidade Social em Acção", 2007, IEFP; "Rumo à Sustentabilidade", 2007, IEFP; Boas Práticas em Igualdade de Género, 2008, (APEE, CCP, CESIS, CGTP, CITE, IAPMEI, ISCTE, RTP, UGT), Rumo à Qualidade: Referencial de Ética para as IPSS, 1998, (Elo Social, Humanitas, IAS - Instituto de Acção Social).

Pós-graduada em Marketing pela Universidade Católica. Licenciada em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. Certificada pelo IEFP como formadora e pela Persona Awareness Systems, Inc. como consultora nos programas Persuasive Salesperson, Sales Competency Assessment, Talent Management e Customer Experience Management.

Colaboradores
Filipa Carvalho Melo

Filipa Carvalho Melo

A Filipa de Carvalho Melo faz parte da Equipa da Pedra Base desde 2008, sendo responsável pelo Departamento de Assessoria Jurídica.

Tem centrado a sua atividade no direito comercial, societário e laboral, compreendendo negociações de contratos de fornecimento, prestação de serviços, empreitada, bem como, prestação de assessoria laboral corrente e elaboração de contratos.

Ao longo do seu percurso profissional desenvolveu uma sólida experiência na análise de contratos com fornecedores, acautelando o seu Risco relativamente às empresas dominantes, nomeadamente na salvaguarda de responsabilidades, penalizações excessivas, impactes ambientais, respeito por direitos humanos ou prevenção da corrupção. A credibilização do fornecedor e a prevenção no que concerne a eventuais auditorias deste, são o traço fundamental desta análise.

Inscrita na Ordem dos Advogados desde 2008.
Pós Graduada em Propriedade Intelectual, pela Universidade Católica Portuguesa e Licenciada em Direito pela Universidade Lusíada de Lisboa.
Formação especializada em Gestão da formação.

Inês Gouveia Pinto

Inês Gouveia Pinto

Inês Gouveia Pinto faz parte da equipa da Pedra Base desde 2002, sendo Responsável pelo Departamento de Desenvolvimento e Inovação. Assume ainda funções ao nível da coordenação de projetos e integra a equipa de auditores internos.

Ao longo do seu percurso na Pedra Base, desenvolveu uma sólida experiência na gestão e execução de projetos de consultoria e formação, adquirindo um conhecimento transversal das diferentes realidades empresariais, envolvendo setores como a indústria de higiene, indústria automóvel, indústria de papel, transportes, informática, farmacêutica, segurança, setor social e cooperativo.

Especializou-se na coordenação e execução de projetos direcionados para o desenvolvimento de recursos inovadores e customizados, vocacionados para apoiar as empresas na gestão das pessoas, das suas competências e dos processos de aprendizagem. Neste âmbito, coordenou e participou em projetos de referência, nomeadamente:

  1. Lançamento da formação e-learning através da criação do primeiro recurso desta natureza. KIT Práticas RS, uma ferramenta de apoio às PMEs na introdução à responsabilidade social e na implementação de práticas socialmente responsáveis;
  2. Desenvolvimento e integração na empresa do KIT Boas Práticas Comerciais da PROSEGUR, com o objetivo de promover a partilha de práticas, conhecimento e know how comercial internos, e a integração eficiente de novos elementos nas equipas comerciais; 
  3. Participação no desenvolvimento do KIT Gerir a Experiência do Cliente no Atendimento para definição e consolidação de standards de atendimento nos postos CEPSA de todo o país;
  4. Desenvolvimento do KIT e-learning “Mais Eventos” para o CEFA (Centro de Estudos e Formação Autárquica) para apoio ao desenvolvimento de competências internas das autarquias ao nível da gestão de eventos; 
  5. Desenvolvimento e execução de um projeto formativo trianual baseado em e-learning para todos os colaboradores da Saint-Gobain Weber Portugal e Saint-Gobain PAM, destinado a colmatar as necessidades formativas das empresas nos domínios da Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho.

Na área da consultoria aplicada à inovação comercial foi ainda responsável pelo lançamento e implementação dos programas Persona Global e assume a gestão do CEM + – Customer Experience Management Plus. Neste âmbito especializou-se em abordagens de reconfiguração da experiência do cliente, construindo ferramentas e metodologias de suporte à intervenção nas empresas (CEM e Blue Oceans Strategy).

Consultora especializada pela Persona Awareness Systems, Inc., no âmbito do programa Persuasive Salesperson: negociação e vendas e CEM+, Customer Experience Management.

Licenciada em Gestão de Recursos Humanos pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. Apresenta formação especializada em Gestão da Formação, Qualidade, Auditorias Internas, Ética e Responsabilidade Social. É certificada pelo IEFP como formadora.

 

Inês Ribeiro Soares

Inês Ribeiro Soares

A Inês Ribeiro Soares faz parte da equipa da Pedra Base desde o ano de 2002, desempenhando funções de Responsável pelo Departamento de Sistemas de Gestão e Serviços de Consultoria em Gestão de Recursos Humanos da Pedra Base. Acumula ainda as funções de suporte à gestão ao nível da Gestão do Sistema Integrado de Gestão da Qualidade e Responsabilidade Social da Pedra Base.

O seu percurso tem-se revelado ao nível da execução e gestão de projetos de consultoria nas áreas dos Sistemas de Gestão da Responsabilidade Social, da Qualidade e da Formação, da Ética Organizacional e Responsabilidade Social das Organizações e da Gestão de Recursos Humanos. No âmbito da atividade que exerce na Pedra Base, destaca-se a sua especialização em responsabilidade social nas organizações e ética empresarial, gestão da qualidade e gestão de recursos humanos, bem como a colaboração assídua no desenvolvimento de projetos nestas áreas, nomeadamente a implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade e da Responsabilidade Social, em função dos referenciais NP EN ISO 26000, NP4469-1 e NP EN ISO 9001, e a implementação de Sistemas de Gestão da Formação e de Gestão de Desempenho.

Ao longo da sua experiência coordenou e executou diversos projetos, efetuou consultoria empresarial e formação, conhecendo um leque de realidades organizacionais diversificado, bem como os fatores que condicionam e potenciam a ação das empresas em cada indústria e setor de atividade.

O trabalho que tem desenvolvido no domínio da Responsabilidade Social merece referência particularmente ao nível do desenvolvimento de normativos neste âmbito, e da Consultoria especializada em Responsabilidade Social (RS), nomeadamente em: (1) Implementação de Sistemas de Gestão da Responsabilidade Social; (2) Alinhamento da estratégia e integração de referenciais de RS no modelo de Gestão; (3) Revisão dos Valores Organizacionais; (4) Conceção de Políticas e Programas de Responsabilidade Social; (5) Mapeamento de Partes Interessadas; (6) Identificação e avaliação dos aspetos da RS; (7) Conceção/Revisão de Códigos de Ética e de Conduta de colaboradores ou de fornecedores; (8) Conceção/Revisão da metodologia de auditorias e fornecedores; (9) Revisão das práticas de gestão de equipas de trabalhadores expatriados; (10) Conceção/Revisão das metodologias de seleção e de avaliação do impacto de projetos de apoio à Comunidade; em empresas como a PT (Portugal Telecom, em 5 empresas do Grupo: TMN, PT COMUNICAÇÕES, PT Inovação, PT PRO e PT SI.), PARTEX Services Portugal, CARRIS, Groundforce; HFA-Henrique, Fernando & Alves, SA.; Instituto de Informática da Segurança Social; Secretaria-Geral do MSSS – Ministério da Solidariedade e Segurança Social.

Representa a Pedra Base na Comissão Técnica de Normalização em Responsabilidade Social (CT 164) e na Comissão Técnica de Normalização em Ética Empresarial (CT 165), no âmbito do organismo de normalização setorial, APEE (Associação Portuguesa de Ética Empresarial). Colabora com a APEE também no âmbito do apoio técnico à Global Compact Network Portugal, através da participação em reuniões de trabalho e em grupos de trabalho na vertente dos temas da RS - Direitos Humanos, Práticas Laborais, Proteção Ambiental e Anticorrupção, associados aos 10 Princípios do United Nations Global Compact.

O trabalho que tem desenvolvido no domínio da Gestão da Qualidade merece igualmente referência ao nível da gestão e participação em projetos neste âmbito, nomeadamente em: (1) Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade; (2) Auditorias internas; (3) Revisão e melhoria de Sistemas de Gestão da Qualidade; (4) Gestão de SGQ; (5) Estudos de satisfação de clientes, em empresas como CARRIS (setor dos Transportes); ELIS (SPAST – indústria aluguer e serviço de têxteis); NISCAYAH (setor da Segurança); Nunes Sequeira (indústria Alimentar).

O trabalho desenvolvido no domínio da Gestão de Recursos Humanos merece igualmente referência ao nível da gestão e participação em projetos neste âmbito, nomeadamente em: (1) Implementação de Sistemas de Gestão da Formação (referencial de qualidade DGERT); (2) Implementação de Sistemas de Gestão de Desempenho (3) Estudos de satisfação de colaboradores; (4) Análise e descrição de funções; (5) Gestão de Centros de Formação, em empresas como ADVITA-Associação para o Desenvolvimento de Novas Iniciativas para a Vida (setor Social); AIDA-Associação Industrial do Distrito de Aveiro; Arsenal do Alfeite (indústria Naval); BAYER (indústria Farmacêutica); CASCI-Centro de Ação Social do Concelho de Ílhavo (setor Social); ELIS (SPAST – indústria aluguer e serviço de têxteis); GFI PORTUGAL (setor Tecnologias de Informação); Grupo Ibersol (indústria Alimentar); INPI-Instituto Nacional da Propriedade Industrial; Securitas (setor da Segurança Privada); TIARA Hotels & Resorts (indústria Hoteleira); Tranquilidade (setor Segurador).

Pós-Graduada em Ética e Responsabilidade Social, pela Universidade Autónoma. Pós-graduada em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Licenciada em Gestão de Recursos Humanos pelo Instituto de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). Certificada pelo IEFP como formadora e pela Persona Awareness Systems, Inc. como consultora no Programa Customer Experience Management.

Teresa Rogado Guerreiro

Teresa Rogado Guerreiro

Teresa Rogado Guerreiro integra a equipa da Pedra Base desde 2014, desempenhando funções de Project Manager, sendo responsável pela implementação e gestão de projetos especiais em diversas áreas de negócio da empresa. Tem experiência na implementação de conceitos de negócio, estabelecimento de parcerias, contacto com entidades institucionais, gestão de equipas e marketing.

Ao longo do seu percurso profissional, tem assumido funções de gestão, quer na área comercial como na área técnica. No plano comercial, foi Coordenadora de equipa de vendas, e possui experiência, consolidada, em liderança e gestão de equipas, planeamento e monitorização de objetivos. Adicionalmente, acompanhou e geriu a relação com os clientes atuais e potenciais. No domínio técnico, foi diretora técnica de uma empresa na área dos suplementos alimentares. Definiu o plano estratégico para abertura de novos mercados e negócios e criou conceitos de serviço para as oportunidades identificadas.

Desde 2013 que está ligada ao ensino superior, como professora auxiliar convidada da Escola de Ciências e Tecnologias da Saúde da Universidade Lusófona, na qual é responsável por duas unidades curriculares da Licenciatura em Ciências da Nutrição. Formadora com certificado de competências pedagógicas desde 1999.

É licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, com Mestrado em Controlo da Qualidade e Toxicologia dos Alimentos pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Tem formação especializada em Liderança e Gestão de Equipas, Marketing, Negociação e Gestão de Projetos.

 

 

Consultores e Formadores
Clara de Jesus

Clara de Jesus

Consultora e Formadora no domínio da Igualdade de Género e Conciliação Trabalho, Família e Vida Pessoal, é Perita nas Questões de Igualdade de Género desde 1986. Ao longo de três décadas assumiu diversas funções no âmbito da gestão de recursos humanos, sendo que nos últimos anos chefiou o Departamento Administrativo e de Gestão dos Recursos Humanos da RTP, Radiotelevisão de Portugal.

Além do exercício destas funções, entre 1986 e 1996 foi membro do Comité de Igualdade de Oportunidades entre Homens e Mulheres nas Televisões e Rádios da Europa, organismo da Comissão Europeia, DG V. Paralelamente tem vindo a exercer as actividades de Consultoria e Formação para diversas entidades, entre as quais se destaca a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE), onde é Consultora desde 2006. Durante toda a sua carreira profissional coordenou e participou em projectos de referência nas áreas de Gestão de Recursos Humanos, Políticas e Equipamentos Sociais, Igualdade de Género e Conciliação da Vida Profissional com a Vida Familiar.

Licenciatura em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social Lisboa, Pós-Graduada em Recursos Humanos pelo IPE e em Gestão de Projectos em Parceria pela Universidade Autónoma. É certificada pelo IEFP como formadora.

Jaime Henriques

Jaime Henriques

Consultor e Formador em Gestão. Ao longo da sua vida profissional desempenhou os cargos de Vogal Executivo do Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação, Adjunto da Encarregada de Missão para a Reestruturação do Ministério da Economia, Vice-Presidente do Instituto Português da Qualidade, Subdirector-Geral da Direcção da Qualidade, Vogal do Conselho de Administração do Centro para o Desenvolvimento e Inovação Tecnológicos (CEDINTEC), Presidente do Conselho Fiscal da Urbindústria, S.A, Presidente da Comissão de Fiscalização do Centro Português de Design (CPD), Adjunto e Assessor do Gabinete do Secretário de Estado do Ensino Superior e Chefe Divisão de Finanças e Património do Instituto Nacional de Investigação Científica (INIC). Como técnico, exerceu funções de Técnico Superior do Departamento Central de Planeamento (DCP).

Como docente, foi Assistente convidado do Instituto Superior de Comunicação Empresarial (ISCEM) e leccionou ainda, o módulo de Gestão da Qualidade do Curso de Mestrado em Engenharia Têxtil da Universidade da Beira Interior. Foi responsável pelo curso Gestão pela Qualidade Total na Administração Pública, promovido pelo CEGEF do INETI e actualmente faz parte da equipa docente da Pós-Graduação em Ética e Responsabilidade Social, promovida pela Escola de Gestão da Universidade Autónoma onde lecciona os módulos Novas Organizações para um Mundo Global, um novo Contrato Social e Gestão de Impactes Económicos.

Preside ao Conselho de Ética e Responsabilidade Social da Associação Portuguesa de Ética Empresarial, sendo ainda responsável pelo Organismo de Normalização Sectorial APEE para a Ética e Responsabilidade Social.

Licenciatura em Economia pelo Instituto Superior de Economia e conclusão da parte curricular do curso de Mestrado em Gestão da Qualidade da Universidade Aberta. Possui ainda vários cursos com destaque para o curso de auditores da qualidade do CEQUAL, bem como o curso de Curso de Dirigentes de Administração Pública do INA. É certificado pelo IEFP como Formador.

Cristina Vitorino

Cristina Vitorino

Desenvolveu a sua carreira profissional até 2007 na Indústria Farmacêutica, em empresas multinacionais americanas, mais concretamente na Warner-Lambert e na Pfizer, sempre em funções ligadas ao Marketing, como Market Research Manager e Medical Events Manager.

As funções que ocupou permitiram-lhe adquirir grande know-how sobre o modus operandi das grandes organizações, vivenciado na primeira pessoa, sendo funções com grande interação interdepartamental quer a nível estratégico quer operacional. Privilegia o teamwork e liderança como sendo as chaves fundamentais para o sucesso de qualquer organização.

Desde 2007 dedica-se à consultoria empresarial e gestão de projetos, e desde 2011 também ao Coaching com PNL (Programação Neurolinguística), aumentando assim as suas competências que se traduzem em mais efetividade com reflexo imediato na celeridade dos processos.

Tem como missão, contribuir para o desenvolvimento das competências pessoais e profissionais dos indivíduos, por forma a facilitar a concretização de objetivos que promovam um maior grau de satisfação e bem-estar nas várias áreas da vida, ou seja, o equilíbrio da mesma.
Vista pelos outros como “expert” em gerir conflitos, no contexto profissional tem como valores essenciais a confidencialidade, flexibilidade, respeito e empenho, acredita que em todo o ser humano existe a excelência e adora desafios.

Licenciada em Gestão de Empresas com Pós-graduação em “Product Management”, tem certificação em: Coaching, PNL (Programação Neurolinguística) e Panorama Social. É certificada pelo IEFP como formadora.

Maria Luísa Silva

Maria Luísa Silva

Com formação e experiência em Comunicação e em projetos ligados ao Desenvolvimento Regional (Comissão de Coordenação da Região Alentejo, Associação de Municípios do Distrito de Évora, Câmara Municipal de Évora), Maria Luísa Silva colabora com a imprensa, faz assessoria de imprensa e coordena Vozes Raianas, o programa de cooperação transfronteiriça radiofónico do grupo Diário do Sul, em parceria com a Fundação Universidade - Sociedade da Universidade da Extremadura.

Entrou no mercado de trabalho muito cedo, ainda antes de terminar a sua formação superior, procurando desenvolver competências complementares à licenciatura em Economia, nomeadamente, através do exercício de diversas atividades ligadas à comunicação institucional e comunicação social.

Desde 2001 tem desempenhado funções de Economista e Formadora em diversos projetos profissionais. Depois de ter trabalhado nas áreas de gestão de conteúdos, clientes, stocks e imobilizado, mais recentemente, e coincidindo com a frequência do Curso de Mestrado em Gestão, teve oportunidade de integrar um novo projeto muito ligado à Gestão de Pessoas, enquanto responsável do Eixo do Emprego, Formação e Qualificação do Contrato Local de Desenvolvimento Social de Évora.

Desde 2012, produz uma rubrica radiofónica na área social, promovida pela Fundação Eugénio de Almeida e colabora na organização e promoção do Museu do Marceneiro, desde 2011. Durante um ano (2012-2013) aceitou o desafio da Gestão da Comunicação na Universidade de Évora. Atualmente organiza e dinamiza ações de formação e apresenta comunicações nas áreas da Comunicação, Recursos Humanos, Responsabilidade Social, Sustentabilidade Empresarial, Empreendedorismo e Estratégia. É nestas áreas que gosta de fazer investigação, desenvolve projetos e presta serviços de consultoria. Desde Fevereiro de 2012 colabora com a consultora espanhola Asistencias Técnicas CLAVE, S.L., no Estudo Setorial Cadeia de Valor Transfronteiriço na área do Turismo nas regiões Alentejo, Centro e Extremadura, promovido pelo Governo da Extremadura. É já em 2013 que inicia uma parceria de trabalho com a Consultora de Recursos Humanos KrPeople, nomeadamente nos seus projetos de internacionalização.

Maria Luísa Silva é licenciada em Economia, Mestre em Gestão, área de especialização em Recursos Humanos, Pós graduada em Gestão pelo Valor e em Administração Pública e Desenvolvimento Regional na perspetiva das Comunidades Europeias. Doutoranda em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento.

 

Consultores Associados
Alexandre Neves

Alexandre Neves

Desenvolveu a sua carreira profissional até 1999 como técnico de contabilidade em gabinete de referência do Distrito de Santarém, iniciando práticas e conceitos comuns de gestão financeira e team work.

Entre 1999 e 2002 desenvolveu a sua atividade como formador externo em diversas empresas e instituições, tais como, Nersant- Associação Empresarial do Distrito de Santarém; Ar-For-Formação e Consultoria Informática; APR-Consultores & Associados, destacando-se em temas de Gestão, Contabilidade e Fiscalidade, bem como em formação de software de Gestão, Primavera e Sage.

Desde 2002 desenvolveu a sua carreira como Técnico de Recursos Humanos e Formador no Instituto de Educação e Formação do Sorraia, onde desempenhou funções ao nível do Recrutamento & Seleção, Acolhimento, Formação e Acompanhamento e Coordenação Pedagógica do Curso Técnico de Contabilidade.

A sua atividade englobava a gestão de sensibilidades e caráter técnico dos formandos e empresas receptoras para a feitura de estágios curriculares em empresas tais como, Vendap S.A, e diversas PME da Região de Lisboa e Vale do Tejo.

Desde 2010 acrescentou à sua atividade a de Técnico Administrativo e Financeiro em diversas PME, tais como, Peseiros Investimentos; Restaurante "O Farnel"; Menomáquinas; NFerreira-Comércio de Automóveis, onde se destacou ao nível da elaboração de projetos comunitários ( QREN e PRODER); projetos SIREVE( Sistema de Recuperação de Empresas por via extra Judicial); Preparação e elaboração de Business Plan; Gestão de Tesouraria e Fluxos de Caixa; Processamento de Salários; Reconciliação de Contas de Clientes, Fornecedores e Bancos;  Desenvolvimento de Mapas de Gestão e sua análise financeira; desenvolvimento de Processos de controlo Interno; análise de desvios de Orçamentação e Identificação de Medidas Corretivas.

Tem como missão, contribuir para o desenvolvimento estratégico das PME dotando-as de práticas de sucesso empresarial, baseados em conceitos de Gestão Financeira e Orçamental.

Licenciado em Economia pela Universidade Autónoma de Lisboa com Pós-Graduação em Gestão, com Especialidade em Contabilidade pela Universidade de Évora, é também certificado pelo IEFP como formador.

Carlos Pais

Carlos Pais

Licenciado em Finanças. Possui o CAP-Certificado de formação pedagógica de formadores.
Coordenou e organizou Centros de formação profissional e participou na elaboração dos estudos de viabilidade para a implementação da rede de novos Centros, na fase de pré-adesão de Portugal à CEE.

A avaliação e a certificação de competências, baseadas na formação, na experiência de trabalho e na equivalência de certificações, bem como politicas de emprego e sua articulação com a formação profissional, são dois importantes domínios em que participou, a nível de dois importantes organismos oficiais.

Colaborou na coordenação de um programa de formação e apoio à gestão de pequenas empresas.

A nível internacional, União europeia, OCDE e OIT, as reuniões em que participou e os grupos de trabalho e comités de que fez parte, forneceram-lhe conhecimentos e um conjunto de experiências de grande importância. Na União Europeia, como membro do comité consultivo para o Programa Force- Formação continua na Europa, e como representante português em vários grupos de trabalho, entre eles o Fórum europeu para a qualidade da formação profissional; Na OCDE, com a participação em exames anuais da economia portuguesa; Na OIT, nas reuniões técnicas tripartidas de dois importantes setores industriais.

Coordenou e colaborou em projetos nos PALOP-países de língua oficial portuguesa, experiência que, além dos aspetos técnicos, possibilitaram um conjunto de saberes e de seres, próprio de realidades diferentes. Além de seminários e reuniões realizadas nesses países, dos vários projetos em que esteve envolvido realce para a coordenação do Programa para a promoção do emprego nos PALOP, em articulação com a OIT. Em Timor-Leste, coordenou e colaborou numa ação de formação em técnicas administrativas.

Filipa Guimarães

Filipa Guimarães

 

Dirigiu e criou várias smart-ups em Portugal, criando um mercado emergente em cada uma delas, em Portugal. Trabalhou durante alguns anos em França em Paris, onde fez parte da direção de marketing internacional da Lancaster e onde fez parte também da então start-up Smartbox. Atuando sobretudo nos mercados de turismo e marketing digital, trabalhou em empresas multinacionais como Groupon.

Ao longo do seu percurso profissional, desenvolveu sólido know-how em psicologia do consumidor, estratégias de marketing, marketing digital e gestão de marca. Teve também uma sólida experiência na construção de projetos, produtos e marcas, participando na sua implementação e divulgação no mercado.

Formada em Psicologia social e das organizações, pelo ISPA, com especialidade em Psicologia do consumidor, em 2004. Desde 2012, master em Programação Neuro-Linguistica e Coaching, exercendo funções de consultoria em diversas áreas.

Maria Fonseca

Maria Fonseca

 

Atualmente desenvolve projetos como consultora sénior de formação e consultoria no sector de RH, Hotelaria e Turismo, em Portugal, Brasil, Moçambique, Cabo Verde e Angola.

Desempenhou funções de consultora, training manager, coordenadora, formadora e gestora de formação e de projetos turísticos, em várias empresas de consultoria, formação e grupos hoteleiros portugueses.

Durante o seu percurso profissional coordenou, orientou, concebeu, implementou, supervisionou e geriu várias equipas de projetos formativos, de educação e hoteleiros, sendo responsável pela otimização dos processos, planos de formação estratégicos para a organização, levantamento e diagnóstico de necessidades de formação, conceção de propostas de consultoria e de formação, conceção e implementação de processos de identidade corporativa, conceção de standard operacional procedures, instrumentos de gestão de recurso humanos – perfil de competências, planos de acolhimento e integração e formação de novos colaboradores nas empresas, avaliação de desempenho, gestão de competências – criação de diretórios de competências para cada departamento, equipa e indivíduo, elaboração de processos de certificação de entidades formadoras ao processo de certificação DGERT.

Como formadora concebeu e ministrou formações nas áreas de front office, gestão de alojamentos, gestão de equipas, gestão de reclamações, CRM, customer experience, negociação e vendas, liderança, gestão de eventos, comunicação interpessoal, motivação, gestão de conflitos, formação de formadores.

Desenvolveu workshops e ateliers temáticos técnicos com sessões de follow-up up dirigidos ao público e a empresas, geriu e implementou projetos de formação financiada do 2º e 3º quadro comunitário, coordenou a Academia de Formação AHETA - INESP Hotelaria e Turismo e a coordenação de cursos de formação avançada da ADHP – Algarve.

Formada em Turismo com formações avançadas em gestão de recursos humanos e gestão hoteleira possui 17 anos de experiências com resultados reconhecidos.

Miguel Marante

Miguel Marante

 

Consultor e Formador no domínio da internacionalização e negócios internacionais. Desempenhou funções de Direção Comercial e Geral em várias multinacionais, destacando, os últimos 16 anos, em que desempenhou as funções de Direção Comercial/Geral da General Electric em Portugal e Direção de Vendas para todo o mercado Europeu na General Electric International, nos últimos 10 anos.

Visitou a nível profissional mais de 30 países, distribuídos pelos vários continentes, destacando, todo o mercado Europeu, USA, México, Japão, China, Coreia do Sul, etc., tendo adquirido uma vasta experiência em mercados internacionais.

Durante a sua carreira profissional coordenou várias equipas comerciais e vendas, sendo responsável pelos objectivos da empresa e acções a desenvolver, a nível de vendas, marketing, campanhas e promoções.

A experiência profissional e know-how adquiridos nas vendas e acções comerciais e de marketing, desenvolvidas no mercado Europeu, deram-lhe as ferramentas necessárias, de forma a facilmente abordar este e outros mercados de uma forma produtiva e com resultados comprovados.

Licenciado em Gestão de Empresas pelo ISCTE (pré-Bolonha, 5 anos), efetuou após a licenciatura, várias formações complementares a nível de vendas, marketing e negócios Internacionais.

Pedro Roseiro

Pedro Roseiro

 

Pedro Roseiro é atualmente COO da I.Zone e membro da Comissão Executiva do TICE.pt. A I.Zone é um pequeno grupo português de investimento em tecnologias de informação e comunicação que detém participações em empresas de consultoria em sistemas de informação, desenvolvimento de software, multimédia, jogos e dispositivos médicos, com uma forte componente de investigação, desenvolvimento e inovação.

Em 2009, o grupo I.Zone lançou uma unidade de R&D+I com foco em domínios como a computação afetiva, aprendizagem organizacional, gestão do conhecimento e da inovação, Web semântica, representação, recuperação e visualização de informação, desenvolvimento rápido de aplicações com validação semântica, e-Health, AAL e governo eletrónico.

A maioria dos seus projetos resultou de fortes ligações cooperação com universidades e com outras PME no âmbito de projetos financiados aos níveis nacional e europeu.

Ele atua várias vezes como gestor de programa, gestor de projeto e coordenador da escrita de propostas. É também consultor sénior em sistemas de informação com reconhecida experiência nas áreas da Administração Local e Regional locais.

Colabora ativamente em atividades de planeamento estratégico, alinhamento de sistemas de informação, aprendizagem organizacional e avaliação de desempenho em municípios como resultado de mais de 25 anos de experiência nesta área.

Atualmente, está a coordenar o desenvolvimento de um plano ambicioso e abrangente para uma Cidade Inteligente cobrindo todos os eixos: competitividade, mobilidade, eficiência energética recursos naturais, Capital Social, qualidade de vida, participação dos cidadãos, governança, infraestruturas integradas e tecnologias de informação e comunicação.

É líder técnico de um compromisso aprovado no âmbito da European Innovation Partnership on Smart Cities and Communities e dedica-se a 4 Clusters - modelos de negócios, financiamento e contração; participação do cidadão; infraestruturas e processos integrados (incluindo dados abertos) e planeamento de políticas públicas e regulamentos.

É membro da Comissão Executiva e Cluster Manager no TICE.pt, onde é responsável pela Área Horizontal dos Sistemas de informação e trabalha ativamente em projetos de cooperação internacionais.