Sobre este serviço
Informação Relacionada
  • Ficha de Serviço
Serviços relacionados

Código formal que estabelece objetivos gerais de carácter ético que a organização pretende alcançar e prosseguir, interna e externamente, atendendo às diversas partes interessadas. É constituído pelo sistema de valores e compromissos da organização, assumidos pelas pessoas enquanto membros da mesma.

Código de Conduta

O código de conduta deve derivar do código de ética e consiste na especificação de comportamentos (condutas) que a organização pretende que sejam seguidos pelos seus colaboradores. Os códigos de conduta são habitualmente realizados por área funcional.

Ética nas Organizações NP 4460-1

Norma portuguesa que especifica a metodologia de elaboração e implementação de códigos de ética nas organizações. Pretende ser um documento de referência neste domínio, apoiando as organizações no processo de conceção e integração do código de ética no seu interior.

Esta norma foi publicada em março de 2007 pelo Instituto Português para a Qualidade, tendo sido elaborada pela Comissão Técnica que funciona no âmbito do Organismo de Normalização Sectorial da Associação Portuguesa de Ética Empresarial.

Etapas para a elaboração e implementação de um Código de Ética ou de Conduta

O Código de Ética (CE) deve refletir aquilo em que a organização acredita, devendo estar em consonância com a sua Visão, Missão, Valores e Cultura organizacional. É uma ferramenta de gestão que permite a operacionalização do sistema de valores e o tratamento das questões éticas da organização, funcionando como padrão moral que orienta os processos de tomada de decisão.

Etapa I

Planeamento

  1. Formalizar o compromisso da Gestão de topo com o processo de elaboração e implementação do CE;
  2. Análise do sistema de valores da organização e identificação das partes interessadas.
Etapa II

Elaboração

  1. Definição do âmbito de aplicação;
  2. Auscultação das partes interessadas internas;
  3. Identificação de dilemas éticos;
  4. Verificar em que medida os valores dão resposta aos dilemas éticos identificados;
  5. Aceitação do CE.
Etapa III

Implementação

  1. Definição do papel da gestão no processo;
  2. Definição de indicadores e metas para o desempenho ético da organização;
  3. Formação aos colaboradores sobre a aplicação do CE.

A Pedra Base está em condições de apoiar empresas e organizações na conceção e implementação dos seus códigos de ética e/ou de conduta.
Consulte-nos para mais informações.