A frequência desta ação de sensibilização permite-lhe ter uma visão global sobre a problemática do stress nas organizações e na vida dos seus colaboradores, disponibilizando um conjunto de técnicas e ferramentas que ajudam a gerir este elemento nos ambientes de trabalho individuais e em equipa.

Enquadramento

O stress é uma temática de crescente importância nos nossos dias e com elevado impacto na saúde das pessoas e das organizações.

O stress em excesso está naturalmente associado aos actuais estilos de vida e à pressão exercida por uma multiplicidade de factores presentes nos diferentes ambientes em que nos movimentamos. São factores que causam desgaste físico e emocional, que interferem com a qualidade de vida das pessoas e naturalmente têm efeitos perversos sobre a sua saúde e produtividade no trabalho.

A capacidade para lidar com a envolvente, com as mudanças e exigências por ela impostas depende sobremaneira da nossa capacidade para implementar estratégias que permitam lidar com o stress e salvaguardar o bem-estar físico e psicológico.

Mas se por um lado a gestão do stress é uma responsabilidade individual, por outro lado, deverá ser uma temática abordada estrategicamente pelas organizações, porquanto elas próprias têm interesse em zelar pela qualidade da relação que os seus colaboradores mantêm com o ambiente laboral.

Programa
  1. O que é o Stress e as suas causas
    1. Reação emocional resultante da interacção entre recursos e exigências
  2. O Stress na empresa
    1. Consequências positivas e negativas
    2. Facilitador da adaptação
    3. A gestão da impulsividade
  3. As reações ao Stress
    1. Comportamentais, cognitivas e fisiológicas
  4. As estratégias de gestão do Stress
    1. Estratégias de prevenção, acção e renovação
    2. O Stress individual e no trabalho em equipa
    3. Sugestões para evitar o Stress
  5. Avaliação das Estratégias pessoais de Gestão do Stress
    1. Desenvolvimento de um plano de acção individual
Objetivos
  • Avaliar o impacto emocional, físico e social do stress no indivíduo, no seu desempenho, no desempenho de grupos, equipas de trabalho e da própria organização.
  • Reconhecer os elementos agressores e factores que causam stress nos diferentes ambientes; 
  • Melhorar o desempenho individual ao nível da gestão do stress, através da sinalização das causas mais comuns e da aprendizagem de respostas eficazes às situações de stress.
Duração

Duração: 7 horas [Ação de Sensibilização]

O programa desta ação pode ser adaptado em função das necessidades da sua organização. Consulte-nos!