Esta ação de formação permite aos participantes compreender não só a natureza de um conflito, como também obter um maior autoconhecimento, promovendo assim a mudança de atitudes e comportamentos e o desenvolvimento de competências de comunicação e negociação que vão marcar a diferença

Enquadramento

O conflito faz parte integrante e natural das relações interpessoais. No entanto, a sua não resolução conduz inevitavelmente a uma escalada com um impacto importante nas partes envolvidas que se repercute depois em torno das mesmas.

Numa organização o conflito pode comprometer não apenas o bom ambiente de trabalho, criando mal-estar e tensão mas toda a performance de uma equipa e, em última instância, a produtividade da empresa.

Já quando os relacionamentos interpessoais são marcados pela cooperação, denota-se nas equipas de trabalho uma maior eficácia e maior motivação dos seus elementos.

Por tudo isto, consideramos que aprender a trabalhar em conjunto, numa perspectiva de cooperação, aprender a prevenir e/ou gerir conflitos, reveste-se de uma importância fundamental para qualquer organização. Trata-se de uma competência extraordinariamente útil, tanto na esfera pessoal como profissional.

Programa
  1. Anatomia do Conflito
    1. Definindo “conflito”
    2. O conflito enquanto parte integrante das relações interpessoais
    3. Etapas e níveis de conflito
    4. As causas – crenças, pensamentos motivações e emoções subjacentes
  2. Conhecimento de Si
    1. Autodiagnóstico: o que o conduz a uma relação de conflito? Os pensamentos, motivações e sentimentos que o impulsionam
    2. Gestão emocional e treino da assertividade
  3. No caminho para a Cooperação
    1. Assumir responsabilidades
    2. Gerir emoções e comunicar assertivamente
    3. Estabelecer um clima de cooperação
    4. Construir uma perspectiva comum e um compromisso
Objetivos
  • Caracterizar o conflito e apontar as suas causas
  • Reconhecer as próprias motivações e sentimentos que conduzem a relações de conflito e demonstrar maior autoconhecimento
  • Apontar formas de prevenção e negociação de conflitos, com vista a abrir espaço para uma maior cooperação nas relações interpessoais
Duração

Duração: 14 horas

O programa desta ação pode ser adaptado em função das necessidades da sua organização. Consulte-nos!