A frequência desta ação de formação permitir-lhe-á desenvolver competências fundamentais para trabalhar com uma equipa de trabalho auto-dirigida e liderar a implementação desta forma de organização do trabalho no desenvolvimento de um projeto

Enquadramento

A estrutura hierárquica, o modo como o poder se distribui nas organizações e como são tomadas decisões, estão a sofrer transformações profundas. O modelo tradicional assente numa pirâmide que simboliza o fluxo de poder no processo decisório é progressivamente substituído por abordagens que privilegiam a descentralização e a flexibilidade.

É neste contexto que emerge a figura de grupos de trabalho auto dirigidos. Equipas geralmente pequenas, orientadas para a execução de objectivos colectivos, que gerem autonomamente o seu trabalho, o modo como é executado, os recursos envolvidos, os resultados gerados, e até as regras que regulam o comportamento dos seus membros.

O conceito de autodireção pode em toda a sua extensão ser mais incisivo que o conceito de autogestão, na medida em que confere maior autonomia às equipas, sobretudo no que concerne à regulação do seu desempenho e à definição de objectivos.

Os benefícios associados a esta forma de organização do trabalho têm sido amplamente advogados pela comunidade empresarial que reconhece a descentralização como factor essencial para alcançar elevados níveis de rendimento nas equipas e garantir o foco no cliente. Não obstante esta mesma comunidade testemunha os desafios que encontra para colocar em prática o novo conceito seja ao nível da reconfiguração de papéis e responsabilidades, seja ao nível da aquisição e consolidação de competências que suportem esta reconfiguração, seja ainda ao nível da criação de uma cultura que sustente a autonomia individual e colectiva.

Programa
  1. Equipas autodirigidas: a Revolução na Estrutura das Organizações
    1. Conceito de Equipas Autodirigidas
    2. A Estrutura e o modo como as Organizações Decidem
    3. Equipas Autodirigidas e Equipas Autogeridas
    4. Benefícios esperados e Condicionantes para o Sucesso das Equipas
  2. O Papel do Líder e do Gestor 
  3. Introduzir o Conceito de Equipa Autodirigida na Organização
    1. A Cultura – valores que orientam o comportamento
    2. Visão e Missão – Estabelecer um rumo inspirador
    3. Definir Papéis e Responsabilidades
    4. Descentralizar
    5. Orientar no processo de mudança
    6. Desenvolver as Pessoas - Formar e Treinar
    7. Comunicar e Apoiar
    8. Acompanhar e avaliar o desempenho da Equipa
  4. Contextualizar a aprendizagem (aplicação à realidade da organização)
Objetivos
  • Compreender o conceito de equipa auto-dirigida, a pertinência e impacto desta forma de organização do trabalho nas empresas/organizações
  • Compreender os desafios que se colocam aos líderes, gestores e colaboradores das equipas – competências, espectros de actuação, divisão de poder
  • Identificar o conjunto de variáveis que podem interferir com o desempenho de uma equipa auto dirigida
  • Identificar e avaliar o conjunto de objectivos e acções que devem acompanhar a implementação do sistema de trabalho assente em equipas auto dirigidas
Duração

Duração: 14 horas

O programa desta ação pode ser adaptado em função das necessidades da sua organização. Consulte-nos!