“The values-based leadership may not be for everyone, but it is the only course open to leaders who wish to be effective agents of change”. James O’Toole

Enquadramento

Se a empresa é um sistema orgânico, que muda e se auto-regenera, em que Valores se apoia? Ou, com maior rigor, que Valores têm os seus líderes? Como colocam em prática as crenças que têm sobre princípios universais? São elas constantes? Ou variam consoante o objectivo a atingir, tornando-se crenças sobre princípios individuais?

A identidade de uma organização, tal como a sua missão, espelham claramente o seu sistema de Valores, ou seja, a interpretação que fazem dos princípios gerais do Mundo.

O primeiro passo de uma mudança de paradigma, deverá ser então alinhar a sua cultura organizacional com os seus Valores, para que possa trabalhar com uma Liderança por Valores. Trata-se então de uma mudança de cultura da organização.

Podemos ficar-nos por uma mudança ao nível da missão e visão da empresa (mudança estratégica) ou evoluir até a uma mudança de processos que espelhe a primeira e onde falamos unicamente de uma mudança organizacional.
No entanto, para atingirmos a Liderança por Valores teremos de progredir até uma mudança individual, que harmonize atitudes e Valores quer nos líderes, quer nos profissionais da empresa, mesmo que à partida todos tendessem a partilhar esses mesmos Valores. 

Neste modelo, depois de estabelecida a estratégia da Liderança por Valores, uma cultura assente em Valores comuns funcionará como património comum e elemento de harmonia para todas as mudanças (de pessoas, processos, estrutura...) que possam ocorrer.

Em resumo: se conseguir afirmar que na sua empresa todos agem e fixam objectivos de acordo com Valores que individualmente assumem como vontade – e que são parte da cultura da empresa como um todo – então a mudança de paradigma está fixada.

Agora está pronto para todas as mudanças que pretender – transforme, evolua, desenvolva.

O essencial está feito: mudou a forma de mudar, está no novo paradigma da Liderança por Valores. Mudou a cultura da empresa, não mudou necessariamente os Valores da empresa: reavivou-os e colocou-os na posição de onde não poderão mover-se, se quiser continuar a garantir que Valores e acções estão alinhados.

Este curso permite-lhe repensar a forma como é liderada a sua organização, fornecendo-lhe os argumentos e as razões que levam à adopção ou legitimação da Liderança baseada em Valores.

Objetivos

No final da formação os participantes estarão em condições de:

  • Auto-analisar a sua forma de liderar a organização;
  • Compreender os impactes dos diferentes estilos, no comportamento dos colaboradores;
  • Implementar um novo estilo de Liderança, tendo por base Valores.
Programa

Duração: 20 horas

  1. Conceitos
    1. Poder na Empresa
    2. Liderança da Empresa
    3. Valores na Empresa
    4. Inteligência Emocional na Empresa
    5. Inteligência Moral e Ética na Empresa
  2. Liderança por Valores – o argumento 
    1. Da Gestão por Instruções à Gestão por Valores
    2. Da Gestão por Valores à Liderança por Valores
      1. The Rushmoreans Case Study
      2. Poderia ser diferente?
    3. Liderança por Valores e Gestão da Mudança
      1. Porque há resistência à mudança de paradigma?
    4. Como implementar Liderança por Valores na sua empresa
      1. Leadership Unplugged
      2. Business Diplomacy
  3. Liderança por Valores – a prática 
    1. Liderança por Valores e a Formalização da Ética
Destinatários

Este curso dirige-se a:

  • Gestores, Directores, Líderes de equipas e todos aqueles que exerçam funções de liderança no seio de uma organização;
  • Consultores e Formadores no domínio da mudança organizacional e liderança;
  • Outros profissionais com interesse em aprofundar os seus conhecimentos sobre liderança.

O programa desta acção pode ser adaptado em função das necessidades da sua organização. Consulte-nos!