Enquadramento

Se explorarmos a literatura existente hoje em dia sobre organizações, damos por nós afogados em definições, conceitos e teorias estudados até à exaustão por uma quantidade razoável de autores que explicam – ou esforçam-se para explicar – de diferentes formas e de acordo com as mais variadas perspectivas e experiências o fenómeno da liderança.

A liderança tem normalmente uma conotação algo afastada do mundo real: o líder é uma pessoa diferente, especial, com características únicas que lhe permitem diferenciar-se do ser comum. Mas será realmente que se pode fazer esta diferenciação?

A mesma questão poderá ser vista sob outra perspectiva: será que todos os gerentes, directores, gestores, ou pessoas que detêm alguma responsabilidade ao nível da coordenação do trabalho de uma equipa, terão necessariamente características e competências de líder?

Certo é que a liderança não é uma condição associada a um “posto”, nem tão pouco pode ser classificada como qualidade exclusiva de um grupo restrito de pessoas.

Será antes uma manifestação – ou o resultado - de um conjunto complexo de competências que podem ser aprendidas e reaprendidas à medida que as organizações evoluem, embaladas pelas mudanças de valores, mentalidades, formas de trabalhar e de pensar.

A liderança não é fruto do acaso nem de qualidades inatas, mas de competências, saberes adquiridos com base num esforço contínuo de aprendizagem.

O curso de formação que propomos foi especialmente desenhado para gestores, responsáveis, coordenadores de equipa e profissionais que pretendem desenvolver competências de liderança com base numa abordagem fundamentalmente prática, aplicada à sua realidade particular.

Através de ferramentas de diagnóstico (auto-análise e feedback) e da construção de planos de desenvolvimento pessoal, o programa oferece uma aprendizagem focada no seu contexto real de aplicação.

Programa
  1. As Faces do Líder
    1. As bases do poder na Empresa
    2. A figura do Gestor e o Líder
    3. O retrato de um líder: Características e Perfil
    4. A Inteligência do Líder: Emocional, Moral e Ética
    5. Diagnóstico Pessoal e Feedback sobre o desempenho
  2. A Liderança contextual
    1. A evolução de pressupostos: organização, trabalho, equipa
    2. Grupos e Equipas de Trabalho: Visão, Missão e Objetivos
    3. Pessoas: Motivação, competência e desempenho
    4. Variáveis situacionais e desafios de liderança
    5. Aplicação ao contexto real de atuação
  3. Bases para a Liderança eficaz das equipas
    1. Aprender a liderar pelo exemplo
    2. Motivar e obter o compromisso
    3. Orientar e acompanhar o desempenho
    4. Gerir e ultrapassar obstáculos
    5. Gerar e gerir resultados (individuais e coletivos)
  4. Implementar o plano de Desenvolvimento Pessoal – Coaching opcional
    1. Desenvolver competências e melhorar a performance
Objetivos
  • Compreender a aplicação do conceito de liderança, o seu impacto na vida pessoal e profissional das pessoas e no desempenho das organizações;
  • Compreender a evolução das organizações, dos seus processos e metodologias de trabalho e o impacto destas mudanças ao nível das exigências que se colocam em termos de liderança de equipas;
  • Identificar as competências e características fundamentais que suportam o eficaz exercício da liderança;
  • Avaliar o desempenho individual e conhecer o modo como este é analisado/avaliado por pessoas-chave na organização;
  • Desenhar um plano de desenvolvimento pessoal orientado por objetivos específicos de aperfeiçoamento de competências, e implementá-lo com o auxílio de um plano de coaching (opcional).
Duração

Duração: 14 horas + Coaching

O Plano de Coaching constitui uma componente opcional, complementar à formação presencial que permite consolidar competências através de um acompanhamento individualizado do participante em contexto real de trabalho.

O plano de Coaching é especialmente dirigido a líderes, gestores e profissionais que pretendam maximizar os resultados da formação presencial através do acompanhamento individualizado do seu desempenho. O coacher é um especialista que apoia e orienta o participante na aplicação das técnicas e competências adquiridas, na definição de objectivos de desenvolvimento pessoal e na prossecução destes, contextualizando a aprendizagem na realidade particular da pessoa.

O programa desta ação pode ser adaptado em função das necessidades da sua organização. Consulte-nos!