A frequência desta ação permitirá colocar em prática um conjunto de estratégias e utilizar técnicas que promovem a eficácia do seu desempenho nos processos comunicativos, através da adequada utilização da voz. O treino da voz contribui para projectar uma imagem de auto-confiança, credibilidade e segurança visível em todas as intervenções.

Enquadramento

As pessoas que falam correntemente em público, seja com o objectivo de fazer apresentações, intervenções, formação ou qualquer outra tarefa, sabem que a voz é um instrumento fundamental na sua função e no cumprimento eficaz do seu papel. É ela que permite comunicar, interagir e transmitir conhecimento.

Sabemos como é complexo utilizar a voz correctamente e, embora por vezes tenhamos consciência de erros que cometemos enquanto falamos, raramente conhecemos o modo como os podemos corrigir e efectuar uma correcta utilização da voz.

Estamos contudo cientes de que um inadequado uso da nossa capacidade vocal pode, por um lado, determinar uma interacção sem interesse, sem dinamismo e vivacidade, e por outro lado, gerar constrangimentos de natureza fisiológica, que comprometem o nosso bom desempenho.

Programa
  1. A comunicação e o relacionamento com os outros
    1. A Comunicação – pressupostos, funções, constrangimentos
    2. Diferentes contextos de Comunicação, diferentes Interlocutores 
  2. Falar em Público, Comunicar com uma Audiência  
    1. Porque é difícil falar em Público?
    2. As expectativas do “Público”
  3. A Preparação 
    1. Aprender a relaxar – técnicas e exercícios de respiração
    2. Preparar a voz e os músculos faciais 
    3. Princípios e regras de higiene vocal
  4. O Discurso
    1. Falar com energia, dinamismo, clareza e segurança
    2. A postura e a colocação da voz - exercícios
    3. Técnicas para desenvolver os pontos fortes da voz
    4. Trabalhar a linguagem
    5. Controlar o discurso
  5. A Comunicação além da Voz
    1. O papel dos gestos 
    2. As pausas e o seu impacto
    3. Observar, escutar e interpretar o feedback
  6. Treinar a minha voz
    1. Aplicar técnicas de comunicação em público
    2. Analisar o meu desempenho
    3. Construir um plano de desenvolvimento pessoal
Objetivos
  • Compreender o processo comunicativo e o conjunto de constrangimentos que podem ameaçar a sua eficácia;
  • Reconhecer a voz como um elemento de elevado impacto no processo de comunicação oral, identificando diferentes contextos e interlocutores;
  • Implementar estratégias e utilizar técnicas que favoreçam a adequada utilização da voz no processo comunicativo.
Duração

Duração: 7 horas [Ação de Sensibilização]

O programa desta ação pode ser adaptado em função das necessidades da sua organização. Consulte-nos!