O programa de formação que apresentamos, destina-se a todos os profissionais que pretendem desenvolver competências particulares ao nível da gestão e liderança de reuniões, adquirir técnicas e conhecimentos que permitam garantir a eficiente organização e condução destes eventos sejam eles orientados para a negociação comercial, para a tomada de decisão interna ou para a resolução de problemas.

Enquadramento

As reuniões são eventos da maior importância na vida das empresas e organizações. Nelas se concretizam processos e actividades basilares da dinâmica organizacional como informar, debater, trocar e gerar ideias, fechar negócios, e, claro, tomar decisões.

As reuniões enquanto acontecimentos que envolvem a participação de várias pessoas (pelo menos mais do que uma) e requerem algum tipo de cooperação que permita concretizar objectivos e produzir resultados, exigem uma estrutura de gestão e liderança que as oriente e conduza no sentido pretendido.

Em muitas organizações estas estruturas são ineficientes e por este motivo as reuniões tendem a representar focos de improdutividade e desmotivação. Gerir e liderar uma reunião não é uma tarefa fácil, requer competências específicas, e assume tanta ou mais importância quando considerados os custos envolvidos na realização destes eventos e a sua importância na capacidade da organização para tomar decisões.

Programa
  1. Conceitos Elementares sobre a Reunião
  2. Ponto de Partida
    1. Necessidades e Pressupostos base
    2. Definição e distribuição de Papéis
    3. Condições necessárias à motivação
  3. Planeamento e Gestão da Reunião 
    1. Âmbito, Finalidade e Objectivos
    2. Participantes, Meios, Recursos, Inputs  e Outputs
    3. Convocatória e Agenda
    4. Eficácia e Produtividade da Reunião
    5. Resultados e follow up de acções
  4. Liderança e condução de reuniões
    1. Perfis e estilos de liderança – análise do impacto
    2. Técnicas de comunicação 
    3. Gestão das intervenções dos participantes
    4. A venda de ideias ao grupo - metodologias
    5. Lidar com comportamentos difíceis 
  5. Gerir obstáculos à Tomada de Decisão para a produção de resultados
    1. Obstáculos à tomada de decisão 
    2. Competência, Capacidade, Informação Preparação, Consenso / Maioria, Envolvimento e Motivação, Conflito e interesse, Exequibilidade da decisão
  6. Treino de competências em ambiente de simulação
Objetivos
  • Compreender a importância, finalidade e objectivos das reuniões e contextualizar estes eventos na dinâmica organizacional;
  • Desenvolver um conhecimento prático sobre estratégias e metodologias que suportam uma eficiente organização e gestão de reuniões;
  • Adquirir competências essenciais para garantir uma eficaz condução e liderança de reuniões.
Duração

Duração: 7 horas [Ação de Sensibilização]

O programa desta ação pode ser adaptado em função das necessidades da sua organização. Consulte-nos!