O plano de Coaching é especialmente dirigido a líderes, gestores e profissionais que pretendam maximizar os resultados da formação presencial através do acompanhamento individualizado do seu desempenho. O coacher é um especialista que apoia e orienta o participante na aplicação das técnicas e competências adquiridas, na definição de objectivos de desenvolvimento pessoal e na prossecução destes, contextualizando a aprendizagem na realidade particular da pessoa.

Enquadramento

“A chave para tomar boas decisões pessoais é ouvir os sentimentos” (Daniel Goleman).

A Inteligência Emocional é, sem dúvida, um tema com elevado protagonismo na abordagem aos desafios que se colocam em matéria de gestão dos recursos humanos e do desempenho das pessoas nas organizações.

Se é certo que não somos seres exclusivamente racionais, também é naturalmente certo que as organizações não o são, nem o podem ser, porquanto são elas próprias produto dos comportamentos e atitudes das pessoas e das relações que se estabelecem entre elas.

As pessoas, assim como as organizações agem com base na razão e na intuição, são dotadas de inteligência racional e emocional. Ambas podem (e devem) ser geridas, entendendo-se a sua inter-influência e o impacto decisivo na qualidade do desempenho do indivíduo e das equipas.

A inteligência emocional pode ser entendida como um conjunto complexo de competências que nos permitem gerir emoções e estabelecer um relacionamento eficaz com os outros. Pela sua natureza, estas competências são valorizadas num número cada vez mais alargado de contextos organizacionais.

A auto-confiança, auto-domínio, integridade, capacidade de comunicar, de influenciar e aceitar a mudança são elementos centrais da inteligência emocional.

As competências que estruturam a inteligência emocional podem ser aprendidas através do percurso formativo que propomos, especialmente concebido para gestores, líderes e profissionais que pretendam melhorar o seu desempenho e aprender a trabalhar com a intuição.

Programa

 

  1. Múltiplas inteligências - O Racional e o Emocional
    1. Conceitos, Convergências e Divergências
    2. Conhecer o funcionamento do Cérebro
  2. A Inteligência emocional na prática  
    1. A IE nas dimensões pessoal e profissional
    2. Pessoas inteligentes, Organizações inteligentes – impacto da IE nas Organizações 
    3. Gestão de Relações e Equipas produtivas
  3. Desenvolver a Inteligência Emocional
    1. Competências pessoais e interpessoais
    2. Auto-análise e feedback do desempenho individual
    3. A inteligência emocional em acção
  4. Plano de Desenvolvimento Pessoal
    1. Desenvolver competências e melhorar a performance
  5. Plano de Coaching – complemento opcional à formação presencial
Objetivos

 

  • Compreender a aplicação do conceito de inteligência emocional, o seu impacto na vida pessoal e profissional das pessoas e no desempenho das organizações;
  • Desenvolver um conhecimento adequado sobre o modo como gere as emoções, o relacionamento com os outros e sobre a capacidade para lidar com situações difíceis;
  • Adoptar estratégias e técnicas que favoreçam o desenvolvimento das competências associadas à inteligência emocional e permitam gerir eficazmente a relação com as outras pessoas,
  • Desenhar um plano de desenvolvimento pessoal orientado por objectivos específicos de aperfeiçoamento de competências, e implementá-lo com o auxílio de um plano de coaching (opcional).
Duração

Duração: 14 horas + Coaching

O Plano de Coaching constitui uma componente opcional, complementar à formação presencial que permite consolidar competências através de um acompanhamento individualizado do participante em contexto real de trabalho.

O programa desta acção pode ser adaptado em função das necessidades da sua organização. Consulte-nos!