- Enquadramento
-
Os atuais modelos de desenvolvimento das sociedades colocam desafios verdadeiramente complexos ao nível da gestão do tempo, da conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional, e da resposta adequada às exigências colocadas pelas Organizações em termos de produtividade individual.
A falta de tempo é um fator paradigmático do nosso estilo de vida, resultante da crescente pressão exercida sobre as pessoas para gerar resultados em diferentes esferas de atuação. Se é verdade que esta pressão é crescente, também é verdade que dela resulta uma capacidade acrescida para encontrar formas mais eficientes de executar tarefas e alcançar os desejados resultados.
A incapacidade para responder adequadamente às solicitações que se colocam tanto no plano profissional como pessoal, gera contudo efeitos negativos que afetam o nosso bem-estar psicológico, fisiológico e social. Por este motivo, as competências de gestão de tempo são determinantes na produtividade do indivíduo e na sua qualidade de vida em geral.
A produtividade é medida a partir de um diferencial simples que avalia os resultados produzidos por um indivíduo (equipa ou organização) face aos recursos gastos para produzir esses resultados. Facilmente se compreende a importância da variável tempo nesta equação.
A desorganização, a incapacidade de delegar, de recusar pedidos de ajuda ou de dizer “não”, são alguns dos constrangimentos mais frequentes à eficaz gestão do tempo e que afetam sobremaneira a produtividade das pessoas nas organizações.
- Programa
-
- Conceitos básicos de gestão do tempo
- Problemas comuns da gestão do tempo
- Gestão do Tempo como desafio pessoal
- Análise do tempo pessoal
- Exercício de Auto-avaliação
- Desenvolver um sentido de tempo em termos pessoais
- Os registos diários
- Fatores geradores de perdas de tempo
- Cronófagos
- Consumidores de tempo - Auto-avaliação
- Possíveis soluções
- A definição de objetivos
- Princípios base na elaboração de objetivos
- Definição de prioridades
- Objetivos de médio e longo prazo
- Planeamento diário
- Leis e Princípios da Gestão do Tempo
- Plano de Mudança e Desenvolvimento Pessoal
- Objetivos
-
- Melhorar a produtividade e eficiência do trabalho individual e em equipa;
- Desenvolver competências de gestão e orientação para resultados, através da planificação e concretização de planos de desenvolvimento individual;
- Treinar competências para fortalecer a qualidade na gestão diária do tempo.
- Duração
-
Duração: 7 horas [Ação de Sensibilização]