Atualize os seus conhecimentos sobre gestão de pessoas, conheça e explore diversos tipos de modelos de gestão de desempenho, quer sejam baseados em objetivos, comportamentos ou competências e adquira conhecimentos e experiência na condução de entrevistas neste domínio.

Enquadramento

Os Sistemas de Gestão de Desempenho medem o contributo individual e das equipas para o alcance dos objetivos estratégicos da organização. Permitem ainda identificar o potencial de cada pessoa, diagnosticar necessidades de formação e gerir de forma mais eficaz a estrutura salarial e de fringe benefits.

Sistemas de gestão de desempenho baseados no modelo de gestão por competências representam uma evolução nas práticas de gestão de recursos humanos, na medida em que viabilizam a comunicação entre os seus vários subsistemas – recompensas, avaliação/gestão de desempenho, recrutamento & seleção, desenvolvimento de carreiras – através da utilização de uma linguagem comum.

O desenvolvimento das competências alinhado com os objetivos da organização potencia a eficácia da gestão dos recursos, aumentando o contributo individual e coletivo na organização.

Constitui ainda uma fonte de criação de valor visível quer para a organização, quer para os seus colaboradores, permitindo actuar no mercado com maior vantagem competitiva.

Programa
  1. Gestão de desempenho versus avaliação de desempenho
  2. A importância do Sistema de Gestão de Desempenho 
  3. Modelos de Sistemas de Gestão de Desempenho
    1. Modelos de sistemas 
    2. Gestão por objetivos 
    3. Gestão por Competências
  4. Compromisso das chefias quanto às suas responsabilidades
  5. Vantagens do sistema para a empresa e para o colaborador
  6. A gestão por objetivos
    1. Segmentar os objetivos gerais em específicos
    2. Identificar os objetivos ajustados aos colaboradores
    3. Objetivos individuais versus objetivos do departamento/empresa
  7. A gestão por competências/comportamentos
    1. Enquadramento e análise do perfil de competências face à função
    2. Princípios para a operacionalização de comportamentos a desenvolver
  8. Entrevistas de gestão de desempenho
    1. A entrevista como fator crítico de sucesso no Sistema de Gestão de Desempenho
    2. Preparação da entrevista, incluindo definição de objetivos e competências
    3. Princípios fundamentais na condução de entrevistas
    4. O impacto da avaliação de desempenho contínua
  9. Role play de entrevistas de gestão de desempenho
    1. Treino baseado em situações comuns
    2. Treino baseado em colaboradores atípicos
Objetivos

No final da formação, os formandos estarão em condições de:

  • Compreender a importância de uma eficaz gestão do desempenho dos colaboradores;
  • Conduzir um processo de avaliação de desempenho de forma eficaz;
  • Realizar entrevistas (de abertura, ponto de situação e fecho) de forma isenta;
  • Utilizar eficazmente os instrumentos inerentes ao sistema de gestão de desempenho da empresa.
Duração

Duração: 14 horas

O programa desta ação pode ser adaptado em função das necessidades da sua organização. Consulte-nos!