A sustentabilidade é um desafio global, mas é também uma oportunidade para as empresas que integrarem esta nova filosofia de gestão e a utilizarem como um instrumento para a competitividade.

enquadramento

Conheça e adquira competências sobre como implementar as recomendações da norma ISO 26000 - o consenso internacional no que se refere a adotar uma conduta socialmente responsável.

A ISO 26000 - Guia para a implementação da Responsabilidade Social visa exatamente este objetivo: apoiar as organizações a adotar e integrar políticas e condutas socialmente responsáveis na sua estratégia e operações, visando o seu crescimento no quadro da Sustentabilidade.

Publicada em Novembro de 2010, esta norma é aplicável a todo o tipo de organização, está orientada para resultados positivos ao nível dos impactes gerados pela actividade, consagra o conceito de Responsabilidade Social e fornece as linhas de orientação para a sua integração, através da abordagem aos sete temas centrais: Direitos Humanos, Práticas Laborais, Ambiente, Práticas Operacionais Justas, Consumo, Envolvimento e Desenvolvimento da Comunidade e Governação Organizacional que assume a função principal, pois é sobre este que assentam os processos, a estrutura de tomada de decisão, delegação de poder e controle. Tudo isto suportado por um conjunto de valores éticos e princípios, e salvaguardando os interesses dos stakeholders.

objetivos

No final da formação, os participantes estarão em condições de:

  • Compreender o enquadramento da responsabilidade social a nível nacional e internacional;
  • Saber como integrar a responsabilidade social com as restantes áreas da organização;
  • Interpretar as recomendações da norma ISO 26000.
programa
  1. Enquadramento da Responsabilidade Social
    1. Conceitos essenciais à compreensão da responsabilidade social
    2. Normas internacionais de responsabilidade social
    3. Norma portuguesa de responsabilidade social – NP 4469-1:2008 Sistema de Gestão da Responsabilidade Social
  2. ISO 26000
    1. Origem da ISO 26000 (NWIP)
    2. Processo de desenvolvimento da ISO 26000
    3. Âmbito
    4. Princípios da responsabilidade social
    5. Reconhecer a responsabilidade social e envolver as partes interessadas
    6. Identificação e envolvimento das partes interessadas 
    7. Temas fundamentais da responsabilidade social e respetivas questões
      1. Governação organizacional
      2. Direitos humanos 
      3. Práticas laborais 
      4. Ambiente
      5. Práticas operacionais justas
      6. Consumo
      7. Envolvimento e desenvolvimento da comunidade
    8. Implementar a responsabilidade social na organização
      1. Compreender a responsabilidade social no contexto da organização
      2. Trabalhar com as partes interessadas
      3. Integrar a responsabilidade social nos objetivos e metas da organização
      4. Implementar a responsabilidade social nas práticas do dia a dia
      5. Comunicar a responsabilidade social
    9. Exemplos de iniciativas voluntárias e ferramentas
duração

Duração: 7 horas [Ação de Sensibilização]

O programa desta ação pode ser adaptado em função das necessidades da sua organização. Consulte-nos!