Enquadramento

A gestão sustentável tem vindo a evoluir nos últimos anos e encontra-se na linha da frente das tendências mundiais. A norma “NP EN ISO 26000: Linhas de orientação da responsabilidade social” constitui o referencial que desafia as organizações a integrar a sustentabilidade nos seus sistemas de gestão, responsabilizando-as pelos impactes quer das suas decisões, quer das atividades que desenvolve, numa ótica de diálogo com as partes interessadas e visando o bem-estar da sociedade.

Através do desenvolvimento de competências em responsabilidade social, as organizações detêm a capacidade de guiar e orientar a mudança, operacionalizando as recomendações neste âmbito que melhor se adequem à sua realidade.

Programa
  1. Enquadramento do tema
    1. Conceitos
    2. Princípios
    3. Principais instrumentos
      1. Estratégia Europeia de Responsabilidade Social
      2. Objetivos de Desenvolvimento do Milénio
      3. United Nations Global Compact
      4. Global Reporting Iniciative
    4. Tendências
  2. Integração da responsabilidade social na estratégia da organização
    1. Como integrar critérios de responsabilidade social na tomada de decisão?
  3. Envolver as partes interessadas
    1. Identificar e seriar as partes interessadas - metodologias
    2. Case study sobre seriação de stakholders para diferentes tipos de entidades
    3. Plano de envolvimento das partes interessadas
  4. A Responsabilidade Social como estratégia de Gestão para a Sustentabilidade - temas centrais
      1. Governação Organizacional
      2. Direitos Humanos
        1. Diligência devida
        2. Situações de risco de direitos humanos
        3. Evitar a cumplicidade
        4. Resolução de queixas
        5. Discriminação e grupos vulneráveis
        6. Direitos civis e políticos
        7. Direitos culturais, sociais e económicos
        8. Princípios e direitos fundamentais no trabalho
      3. Práticas Laborais
        1. Emprego e relações de trabalho
        2. Condições de trabalho e proteção social
        3. Diálogo social
        4. Saúde e segurança no trabalho
        5. Desenvolvimento humano e formação no local de trabalho
      4. Ambiente
        1. Prevenção da poluição
        2. Utilização sustentável dos recursos
        3. Mitigação e adaptação às alterações climáticas
        4. Proteção do ambiente, da biodiversidade e reposição de habitats naturais
      5. Questões relacionadas com o Consumo
        1. Marketing justo, informações factuais e imparciais e práticas contratuais justas
        2. Proteger a saúde e a segurança dos consumidores
        3. Consumo sustentável
        4. Serviço e apoio ao consumidor e resolução de reclamações e conflitos
        5. Privacidade e proteção de dados do consumidor
        6. Acesso a serviços essenciais
        7. Formação e sensibilização
      6. Práticas Operacionais Justas
        1. Anticorrupção
        2. Envolvimento político responsável
        3. Concorrência justa
        4. Promoção da responsabilidade social na cadeia de valor
        5. Respeito pelos direitos de propriedade
      7. Envolvimento e Desenvolvimento da Comunidade
        1. Envolvimento da comunidade
        2. Formação e cultura
        3. Criação de emprego e desenvolvimento de competências
        4. Desenvolvimento e acesso à tecnologia
        5. Riqueza e criação de rendimento
        6. Saúde
        7. Investimento social
Objetivos

No final da formação, os participantes estarão em condições de:

  • Compreender a nova filosofia de gestão associada ao comportamento socialmente responsável das organizações;
  • Integrar os desafios da sustentabilidade no sistema de gestão da organização;
  • Selecionar os instrumentos adequados aos desafios da sua organização neste domínio;
  • Conhecer os temas centrais da responsabilidade social e operacionalizar as principais recomendações da ISO 26000.
Duração

Duração: 28 horas

O programa desta ação pode ser adaptado em função das necessidades da sua organização. Consulte-nos!