Enquadramento

Ser socialmente responsável vai muito para além do cumprimento de todas as obrigações legais, implicando responsabilização pelos impactes quer das decisões da organização, quer das atividades que desenvolve, numa ótica de diálogo com as partes interessadas, visando o bem-estar da sociedade.

A responsabilidade social é uma inovação de gestão, constituindo uma forte aposta na competitividade da organização e um elemento diferenciador nos processos de internacionalização.

Programa
  1. Enquadramento da Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Ética
  2. Apresentação das normas de responsabilidade social
    1. NP4469-1
    2. NP 4469-2
    3. SA 8000
    4. ISO 26000
  3. Sistema de Gestão da Responsabilidade Social
    1. Requisitos gerais
    2. Valores e princípios
    3. Compromisso da Gestão de topo
    4. Política de Responsabilidade Social
      1. Definição de uma Política de Responsabilidade Social
    5. Planeamento operacional
      1. Requisitos legais e outros
      2. Mapeamento das Partes Interessadas
        1. Identificação das Partes Interessadas
        2. Processo de envolvimento
        3. Identificação dos aspetos
      3. Objetivos e programas
      4. Estudo de caso
    6. Implementação e operação
      1. Recursos, responsabilidade e autoridade
      2. Competência, formação e sensibilização
      3. Selecção e controlo de fornecedores
        1. Estudo de caso fornecedores
      4. Documentação, controlo dos documentos e registos    
      5. Comunicação    
      6. Controlo operacional 
      7. Preparação de resposta a Emergências
    7. Verificação
    8. Revisão e melhoria
      1. Revisão pela Gestão
      2. Melhoria
  4. Sistema Integrado de Gestão
    1. Âmbito do Sistema Integrado de Gestão
    2. Política Integrada
Objetivos

No final da formação, os participantes estarão em condições de:

  • Compreender o enquadramento e a evolução do conceito da responsabilidade social a nível nacional e internacional;
  • Integrar a responsabilidade social no sistema de gestão da organização;
  • Identificar as partes interessadas e os aspetos de responsabilidade social.
  • Interpretar os requisitos da norma NP 4469 – Sistema de Gestão da Responsabilidade Social e utilizar o guia.
Duração

Duração: 14 horas

O programa desta ação pode ser adaptado em função das necessidades da sua organização. Consulte-nos!