A formação baseia-se no Kit Mais Eventos, um recurso de formação produzido pela Pedra Base vocacionado para a organização de eventos sustentáveis.

Enquadramento

O percurso formativo que propomos visa desenvolver competências ao nível da organização e gestão de eventos.

Os conteúdos vão desde o planeamento dos eventos, onde serão tratados diversos temas como a identificação dos objetivos que suportam a realização do evento, caracterização das etapas, definição de uma estratégia de comunicação e marketing para o evento, afetação de recursos e mecanismos de controlo e avaliação do evento. Seguem-se conteúdos mais específicos relacionados com eventos culturais e desportivos ou eventos sustentáveis.

Programa
  1. Introdução à Organização e Gestão de Eventos
    1. Conceito e tipos de eventos
    2. Organização Interna ou externa do evento
    3. Conceito de "evento sustentável"
  2. Planeamento do Evento
    1. Concetualização
      1. Tema, objetivos e público-alvo do evento
      2. Princípios orientadores da sustentabilidade dos eventos
      3. Estudo da viabilidade do evento
    2. Definição de Estratégias e Elaboração do Plano
      1. Comunicação e Marketing do Evento
        1. Estratégia de comunicação do evento
        2. Meios de comunicação do evento
        3. Patrocínios e apoios
      2. Planeamento e programação do trabalho
        1. Calendarização e definição do horário
        2. Local, organização do espaço, equipamento e materiais
        3. Fornecedores e parceiros
  3. Eventos em Equipamentos Culturais
    1. Levantamento dos Equipamentos Culturais
    2. Formas de Expressão Cultural e Tipos de Eventos Culturais
    3. Marketing e Comunicação do Evento Cultural 
    4. Segurança, Seguros e Legislação
    5. Protocolo
  4. Eventos em Equipamentos Desportivos 
    1. Levantamento dos Equipamentos Desportivos
    2. Condicionalismos das diferentes Atividades Desportivas
    3. Marketing dos Eventos Desportivos
    4. Patrocínios
    5. Gestão da Marca na organização de Eventos Desportivos e Merchandising
    6. O Êxito ou Fracasso de um Evento Desportivo 
  5. Controlo e Avaliação do Evento
Objetivos
  • Integrar os eventos nas estratégias de comunicação, avaliando o seu impacto
  • Identificar, caracterizar e articular as etapas fundamentais do planeamento
  • Delinear uma estratégia de comunicação e marketing para o evento
  • Implementar metodologias de controlo e avaliação do evento
  • Integrar os eventos culturais nas estratégias de desenvolvimento da região
  • Caracterizar diferentes tipos de eventos culturais e desportivos, reconhecendo a sua articulação com diferentes formas de expressão cultural
  • Implementar os princípios de sustentabilidade à organização de eventos
Duração

Duração: 14 horas

O programa desta ação pode ser adaptado em função das necessidades da sua organização. Consulte-nos!