No programa Apresentações Comerciais são trabalhados conteúdos que garantem uma apresentação comercial bem sucedida, fazendo desta acção formativa uma solução essencial para todos aqueles que lidam com o cliente interno e externo numa abordagem comercial.

Enquadramento

As apresentações comerciais podem ser comparadas a um evento artístico. O apresentador deverá comunicar as suas ideias relativas a um produto ou serviço de uma forma interessante, objectiva e sistematizada, indutora de pensamentos, muito apelativa e agradável para o cliente.

Os comerciais que conhecem estas características surgirão aos olhos dos clientes como profissionais fortes, capazes de oferecer soluções, tomando conta de um projecto que estão a apresentar e capazes de o levar a cabo de uma forma bem sucedida. Saberão lidar com diversos estilos de interlocutores e enfrentar todas as situações que surjam no contacto/apresentação comercial.

Programa
  1. Aferição das necessidades individuais em contexto de apresentação comercial
  2. Adequação dos estilos de comunicação ao perfil do cliente
    1. Matriz de estilos de comunicação
      1. Características dos estilos Promotor, Facilitador, Analítico e Controlador
      2. Dimensões Dominador versus Despretensioso e expansivo versus Contido
      3. Necessidades básicas dos estilos
      4. Tendências comportamentais
      5. Estilos sociais
  3. Preparar a Apresentação
    1. Reflectir sobre a apresentação
    2. Definir o objectivo
    3. O Cliente e os seus interesses
    4. Seleccionar a informação em termos de vantagens e benefícios
    5. Escolher os meios
    6. Programar o tempo
  4. Antes da Apresentação
    1. Preparação
    2. Localização
    3. A Indumentária
    4. A respiração e a voz
    5. O sujeito apresentador
    6. Técnicas para vencer o medo
  5. A Apresentação
    1. Criar terreno comum
    2. Feedback não verbal
    3. Feedback Verbal
    4. Criar impacto geral e benefício personalizado
    5. Fecho da Apresentação
  6. Role Play
Objectivos
  • Conhecer as diferentes fases na preparação de uma apresentação comercial;
  • Conhecer os pontos críticos duma apresentação para diferentes Clientes e conteúdos;
  • Identificar conselhos importantes para uma apresentação bem sucedida;
  • Conhecer os aspectos chave para conduzir uma apresentação comercial eficaz
  • Treinar a realização de apresentações.
Duração

Duração: 14 horas

O programa desta acção pode ser adaptado em função das necessidades da sua organização. Consulte-nos!