Seja pró-ativo! Frequentando esta acção desenvolverá competências que lhe permitam utilizar a rede social como ferramenta de apoio ao desenvolvimento comercial da empresa ou organização onde trabalha. Partindo da rede de contactos atuais, aprenderá como deve integrar-se noutros grupos, criar sub-grupos nas redes, trabalhar os perfis pessoal e organizacional.

Enquadramento

Este programa revela-se uma enorme vantagem competitiva para quem esteja a iniciar um percurso de aprendizagem sobre networking e criação de capital relacional através das redes sociais.

O fenómeno das redes sociais que já atingiu números impressionantes em termos de contas criadas para interagir no espaço virtual, permite ir muito mais longe do que apenas estabelecer e manter relacionamentos com amigos, colegas ou familiares fomentando a partilha de interesses e atividades que depois se repercutem no dia a dia social e profissional.

Actualmente as redes sociais são utilizadas como canal de compra ou venda de produtos e ideias, troca de contactos e experiências de trabalho, recrutamento de pessoas, apresentação e difusão de estratégias e oportunidades de negócio, entre outros.

Neste contexto, empresas e organizações são impelidas a repensar as suas ferramentas de marketing e comunicação sob pena de não fazerem parte deste novo enquadramento e de estarem a ignorar milhares de potenciais contactos. O espaço virtual é uma nova plataforma de mercado e deve ser encarada como tal.

Estima-se que 15% do sucesso das organizações provém das competências e conhecimentos dos colaboradores, enquanto 85% tem origem na capacidade de relacionamento dos mesmos com os outros, gerando confiança e respeito.

Por oposição à multiplicidade de contactos, a rede social é também uma forma de perceber quem é quem, de obter referências sobre as pessoas e as organizações, trazendo ao processo transparência e veracidade.

Por tudo isto, consideramos que saber aplicar e utilizar a rede de contactos na promoção dos serviços da sua organização é atualmente uma competência imprescindível e diferenciadora para todos os profissionais, particularmente os que trabalham nas áreas de desenvolvimento de negócio.

Programa
  1. Enquadramento Concetual do Networking
    1. Conceito de Networking 
    2. Relações estratégicas no novo modelo de Socialização
    3. Conceito de Património Relacional 
  2. Modelo RICV – Relação, Influência, Credibilidade e Valor 
    1. A aplicação do modelo RICV nas relações em rede 
    2. A relação entre as novas redes sociais e o desenvolvimento do negócio 
    3. Plataforma de Relação e Plataforma de Influência 
  3. Globalização da comunicação - Redes Sociais 
    1. A integração nas redes e os perfis pessoal e profissional
    2. Gestão da informação em rede
    3. Caracterização e dicas sobre as redes: Facebook, Linkedin e Twitter 
  4. Business Networking 
    1. A influência e o business Networking 
    2. O poder e a influência  
    3. Os limites do poder e da influência na rede social 
    4. Estudo de caso – Obama na Rede Social
    5. Exemplos de sucesso empresarial
Objetivos
  • Identificar o Património Relacional da Organização e estabelecer uma rede de suporte e gestão de contactos;
  • Caracterizar técnicas e ferramentas estrategicamente utilizadas no desenvolvimento das redes sociais;
  • Identificar os princípios de uma relação eficaz em rede - Modelo RICV 
  • Articular as ferramentas tradicionais de marketing e comunicação com as redes sociais.
Duração

Duração: 14 horas

O programa desta ação pode ser adaptado em função das necessidades da sua organização. Consulte-nos!