A Certificação como Entidade Formadora reconhece a capacidade técnica da entidade para realizar formação, permitindo à mesma designar a sua formação como formação certificada. Simultaneamente, contribui para a qualificação e organização deste domínio dos recursos humanos, associando-lhe uma imagem de qualidade.

A Pedra Base desenvolve sistemas de gestão da formação de acordo com o referencial Sistema de Certificação de Entidades Formadoras emitido pela DGERT.

Os nossos serviços neste domínio incluem:

  • Avaliação do sistema de Acreditação e definição de plano de acção com a transição para sistema de Certificação;
  • Desenvolvimento e implementação dos requisitos do sistema de certificação, respectivas ferramentas associadas e preparação para auditoria;
  • Manutenção dos requisitos da Certificação no sistema de gestão da formação, incluindo auditorias internas periódicas;
  • Apoio especializado em áreas específicas ao longo do ciclo formativo, como por exemplo metodologias de desenvolvimento de diagnósticos de necessidades, avaliação do impacto da formação, entre outros.

O que é a certificação da formação?

A certificação é um reconhecimento global da capacidade de uma entidade formadora para executar formação.

Este reconhecimento é concedido por áreas de educação e formação nas quais esta actua. A atribuição da certificação por áreas de educação e formação significa que foi reconhecida à entidade a capacidade para organizar e executar formação especializada em determinadas áreas temáticas.

A validação desta actuação especializada exige a avaliação das condições detidas pela entidade, em termos de práticas e recursos, face ao referencial de qualidade da certificação e uma apreciação técnica mais específica que inclui dimensões como: a adequação dos objectivos e conteúdos de formação, as competências técnicas dos formadores e os requisitos técnicos mínimos das instalações e equipamentos, em função das áreas de formação executadas.

A Classificação Nacional das Áreas de Educação e Formação, constitui o referencial adoptado pela DGERT para a classificação das áreas de educação e formação para efeitos de certificação das entidades formadoras.

Vantagens de Certificar a Formação

  • Reconhecimento da capacidade técnica da entidade para intervir na formação;
  • Considerar a formação realizada pela entidade, formação certificada;
  • Credibilização dos serviços de formação da entidade;
  • Associar o nome da entidade a uma imagem de qualidade no mercado;
  • Possibilidade de acesso a financiamento público para a formação;
  • Organização dos processos da área da formação de acordo com uma metodologia reconhecida;
  • Isenção de IVA nos produtos e serviços de formação (ao abrigo das isenções previstas no artigo 9º do CIVA).

Metodologia

A Pedra Base desenvolve este serviço em três etapas:

Etapa I
Diagnóstico Inicial e Plano de acções de melhoria

  1. Aplicação do exercício de Auto-avaliação, com vista à caracterização das actuais práticas de gestão da formação implementadas na organização e à elaboração do Plano de Acções de Melhoria com a identificação das acções de melhoria a implementar.
  2. Visita aos espaços de formação para avaliação dos requisitos regulamentares aplicáveis.
  3. Análise documental aos documentos e registos actuais da formação

Etapa II
Apoio na implementação do Plano de Acções de Melhoria no Sistema de Gestão da Formação

  1. Análise da revisão dos processos, metodologias e instrumentos utilizados no âmbito da formação e elaboração de novos instrumentos de suporte à actividade formativa, através de análise documental e do acompanhamento na implementação das acções de melhoria definidas no Plano de Acção definido e validado na fase anterior, de acordo com o referencial DGERT.
  2. Após a elaboração dos documentos e processos de suporte à Gestão da Formação, para cada processo e documento será analisada a sua conformidade com os requisitos do referencial DGERT, sendo identificadas as correcções necessárias para a sua melhoria, de forma a garantir a efectiva implementação dos procedimentos definidos.

Etapa III
Preparação do pedido de certificação DGERT

Análise documental à versão final de todos os documentos e evidências de cumprimento dos requisitos do referencial DGERT e apoio técnico na preparação de todos os formulários de suporte ao processo de certificação.