Sobre este serviço
Referências
  • APDL
  • Elis
  • IEFP
  • Oeiras Viva
  • Tiara Hoteis
Serviços relacionados

Descubra o que motiva as pessoas, o que impulsiona a lealdade e o que realmente faz e mantém os seus colaboradores satisfeitos. Está provado que os níveis de satisfação aumentam quando os colaboradores sabem que as suas preocupações são ouvidas e as suas sugestões são tomadas em consideração.

Os estudos de clima organizacional constituem uma ferramenta de auscultação e envolvimento dos colaboradores que contribui para conhecer e compreender as atitudes, opiniões, motivação e consequentemente os factores que contribuem para a satisfação dos colaboradores. Da sua aplicação, resulta informação que permite agir sobre os níveis de produtividade, satisfação com o trabalho e lealdade à marca.

Existe de facto uma relação directa entre a satisfação de colaboradores e a satisfação de clientes e por consequência com os resultados da organização. Quanto mais elevados são os níveis de satisfação, mais motivados e comprometidos estarão os colaboradores com o sucesso da organização que integram.

A Pedra Base parametriza os seus instrumentos de acordo com as necessidades e a realidade da organização. Se existirem áreas específicas que constituem uma preocupação para a Gestão, tais como produtividade, conduta ética, relações interpessoais, conciliação trabalho família ou outro, a Pedra Base dispõe de ferramentas que podem ser ajustadas para abordar essas questões específicas. Existem muitas dimensões que influenciam de forma significativa a forma como a organização opera, a realização destes estudos permite obter informação de suporte à decisão no que respeita às políticas de gestão dos colaboradores.

Dispomos de uma solução tecnológica de suporte através da qual é realizada a recolha de dados junto dos colaboradores e que é parametrizada de acordo com as dimensões seleccionadas pelo cliente, fornecendo depois reports de análise relativos aos níveis de satisfação dos colaboradores, motivação e envolvimento dos mesmos com os objectivos e cultura da empresa. Depois de analisada essa informação, são identificadas áreas de melhoria, a partir das quais se desenvolvem planos de intervenção para a sua correcção e consequente melhoria dos resultados organizacionais e clima social.

Vantagens de Realizar um Estudo de Clima

  • Conhecer os factores que estão na origem da satisfação dos colaboradores, obtendo assim informação de suporte à decisão;
  • Identificar e quantificar as relações de dependência entre a satisfação do cliente e a dos colaboradores da organização;
  • Obter informação que permite o alinhamento dos programas de melhoria de satisfação do colaborador com os programas de satisfação do cliente;
  • Auscultar e envolver os colaboradores na identificação dos factores que contribuem para a sua lealdade à marca;

Metodologia

O clima organizacional é medido através de questionários anónimos aplicados periodicamente, que aferem a opinião dos colaboradores em dimensões diversas da vida na organização que vão desde as relações interpessoais, ao trabalho em equipa, relações com a chefia, condições de trabalho, conciliação trabalho-família, entre outros.

Conceção e Implementação Estudo Clima Organizacional

A Pedra Base utiliza a solução tecnológica Vineleaf® e que recorre às mais recentes tecnologias de desenvolvimento Web. Permite a autenticação de utilizadores, o preenchimento dos questionários, o acesso dos responsáveis à área de gestão e administração do sistema, a consulta de estatísticas em tempo real e visualização das sugestões dos colaboradores, entre outras funcionalidades. Integra ainda diversas funções de análise estatística:

  • Análise dos índices de satisfação e indicadores de desempenho organizacional;
  • Exploração dinâmica de resultados, mediante selecção de parâmetros
    (antiguidade, categoria profissional e habilitações literárias, entre outros);
  • Análise da satisfação face a diferentes dimensões intrínsecas à organização
    (condições de trabalho, relações com a chefia e colegas, responsabilidades, políticas de recursos humanos, remuneração, entre outros).

Aproveitando as potencialidades web, a Pedra Base coloca ao dispor da sua organização uma poderosa ferramenta de conhecimento do nível de satisfação de colaboradores, uma das principais componentes do clima organizacional. Este estudo pode, em alternativa, ser realizado via entrevistas/questionários presenciais ou via/telefone, consoante as necessidades do cliente.