A implementação de um Sistema de Gestão da Segurança e Higiene do Trabalho permite a integração no sistema de gestão de uma organização de mecanismos gestão da prevenção, através da identificação e avaliação de riscos associados à actividade desenvolvida e da definição e implementação de medidas preventivas. No âmbito da gestão, a implementação deste referencial normativo conduz à adopção de instrumentos que permitam a gestão dos aspectos da segurança e higiene no trabalho ao longo do tempo, numa perspectiva de melhoria contínua. Estudos demonstram que a implementação de um SGSHT traz melhorias significativas nas condições de trabalho, sobretudo quando acompanhada de uma mudança na cultura da empresa em que a SHT é considerada um dos factores essenciais na avaliação global do desempenho da empresa, e do envolvimento da gestão de topo em todo o processo.

A gestão da segurança, higiene e saúde no trabalho permite a redução de custos, pela prevenção de acidentes de trabalho e de doenças profissionais, pela melhoria significativa das condições de trabalho dos colaboradores e através de um maior controlo da conformidade legal no domínio da Higiene e Segurança no Trabalho.

Um Sistema de Gestão da Segurança e Higiene no Trabalho demonstra o compromisso das Organizações com a Segurança e Higiene dos seus colaboradores.