O United Nations Global Compact é uma iniciativa de cidadania empresarial lançada pelas Nações Unidas no ano 2000, que reúne partes interessadas, baseada em princípios aceites universalmente: Declaração Universal dos Direitos Humanos, Declaração da Organização Internacional do Trabalho relativa aos princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, Declaração do Rio sobre Ambiente e Desenvolvimento.

Nesta iniciativa, as organizações comprometem-se a respeitar os dez Princípios deste Pacto Global, que envolvem os Direitos Humanos, Práticas Laborais, Proteção do Ambiente e Mecanismos Anticorrupção.

A COP é o instrumento utilizado pela iniciativa das Nações Unidas Global Compact para verificar em que medida as entidades que subscreveram o documento estão comprometidas com os seus princípios. A COP deve assim apresentar quais as ações que a organização tem vindo a desenvolver com as suas partes interessadas com vista à implementação ou reafirmação de um ou mais dos dez princípios.

A Pedra Base, que também aderiu aos Princípios do Global Compact, possui uma vasta experiência neste domínio. Consulte-nos!