Um modelo de gestão mais inovador através da integração da Responsabilidade Social

A Pedra Base implementa a Responsabilidade Social de acordo com as recomendações que constam da ISO 26000 ao nível do modelo de gestão da sua organização.

O processo inicia-se com um diagnóstico ao nível das políticas, procedimentos e práticas e com uma reflexão sobre os impactes da atividade da organização. Sendo a ISO 26000 um guia, o processo pode ser faseado, sendo as recomendações implementadas por tema ou área.

Para aplicação desta norma entende-se Responsabilidade Social como as ações voluntárias das organizações tendo em vista a criação e maximização dos seus impactes positivos, bem como a redução ou eliminação dos seus impactes negativos.

Estas ações deverão ser consistentes com os interesses da sociedade, alicerçadas numa conduta ética, baseadas na conformidade com a legislação aplicável, com instrumentos intergovernamentais e com instrumentos emanados de instituições internacionalmente reconhecidas, e integradas nas atividades em curso da organização.

O que é?

O objetivo do Guia ISO 26000 é apoiar as organizações a integrar políticas e adotar uma conduta socialmente responsável na sua estratégia e operações, visando o seu crescimento no quadro da Sustentabilidade.

Este referencial, apresenta uma nova estratégia de gestão, orientada para a criação de valor para a organização e as suas partes interessadas e reflete o entendimento da comunidade internacional no domínio da responsabilidade social.

A ISO 26000 é aplicável a todo o tipo de organização, está orientada para a gestão dos impactes gerados pelas decisões e atividades, consagra o conceito de Responsabilidade Social e fornece as linhas de orientação para a sua integração, através da abordagem a sete temas centrais:

  • Governação Organizacional
  • Direitos Humanos
  • Práticas Laborais
  • Ambiente
  • Práticas Operacionais Justas
  • Questões relacionadas com o Consumo
  • Envolvimento e Desenvolvimento da Comunidade

Tudo isto suportado por um conjunto de valores éticos e princípios, e salvaguardando os interesses das partes interessadas.

Vantagens do Alinhamento da Organização com a ISO 26000

  • Melhoria da Imagem e Reputação
  • Gestão de risco
  • Gestão das expectativas das partes interessadas
  • Promoção da inovação e liderança
  • Fidelização dos colaboradores
  • Adoção de uma estratégia de gestão que constitui um modelo integrador e eficaz
  • Alinhamento internacional
  • Implementação das melhores práticas

Sobre a Norma ISO 26000

A ISO 26000, Guia para a implementação da Responsabilidade Social foi publicada pela Organização Internacional de Normalização em Novembro de 2010, após um intenso processo de elaboração multi-parte interessada que se iniciou em 2004.

Esta norma foi transposta para o Sistema Português da Qualidade pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial, tendo sido publicada como norma portuguesa em Novembro de 2011, dando assim origem à NP ISO 26000 Linhas de Orientação da Responsabilidade Social.