A Pedra Base concebeu um jogo com o intuito de aproximar as empresas e as partes interessadas (PI´s) que a envolvem do conceito de Responsabilidade Social e do principal documento que a legitima, a norma ISO 26000: Linhas de orientação para a responsabilidade social.

Através de diferentes dinâmicas e formas de expressão - fala, mímica, desenho - o jogo “Ética ao Serviço da Responsabilidade Social” possibilita aos diversos agentes organizacionais uma troca de experiências, apreensão de conhecimento e momentos lúdicos. O jogo baseia-se nos princípios e propostas de ação apresentados pela ISO 26000 nas áreas dos Direitos Humanos, Práticas Laborais, Ambiente, Práticas Operacionais Justas, Questões Relativas ao Consumidor e Envolvimento e Desenvolvimento da Comunidade.

O Tabuleiro divide-se em 5 áreas de jogo, a saber:

Cor Provas Categorias
Castanho Por gestos também nos entendemos  Verbos relacionados com a postura dos indivíduos no seio da organização e do meio envolvente
Laranja  Quem sabe mais?  Perguntas relacionadas com a História da RS das organizações e Código de Conduta e Ética
Azul  Palavras Proibidas  Palavras-chave relacionadas com a ISO 26000 
Verde  Picassomania  Conceitos relacionados com o ambiente empresarial 
Vermelho  Resolução de problemas  Situações que ocorrem no seio das empresas 

 

Explicação dos Desafios

Por gestos também nos entendemos (Castanho) - O jogador da equipa em jogo deve retirar o cartão sem permitir o seu visionamento a nenhum membro da equipa, devendo no entanto mostrar a ação a desempenhar às outras equipas. Seguidamente o jogador deve através de mímica, gestos e sons (onomatopeias) fazer com que a sua equipa adivinhe a ação contida no cartão.

Quem sabe mais (Laranja) - Um jogador pertencente à equipa em jogo faz a pergunta contida no cartão, tendo a restante equipa de escolher um porta-voz que indique a resposta, que deverá ser apenas uma.

Palavra Proibida (Azul) - Um elemento da equipa a jogo deverá pegar no cartão, sem o mostrar aos restantes membros, o qual contém a palavra e que deve ser adivinhada pela mesma. No cartão estarão também as quatro palavras proibidas, as quais não podem ser proferidas, não sendo também permitido a utilização de iniciais ou abreviaturas. Se o jogador em ação proferir a palavra a ser acertada pela sua equipa ou restantes palavras proibidas contidas no cartão, tal como as demais imposições acima citadas, incorre em infração e a prova não é superada.

Picassomania (Verde) - Através do desenho (sem letras/números) o jogador deverá fazer com que a sua equipa consiga decifrar a ação indicada no cartão (verbos).

Resolução de Problemas (Vermelho) – Um elemento de um grupo que não esteja em ação pega numa carta e lê-a em voz alta e compreensível, apresentando o problema à equipa em jogo. Após a leitura a equipa em jogo deve ter um período de meditação, indicando no fim qual a alínea que lhe parece ser a correta.

O Jogo “Ética ao Serviço da Responsabilidade Social” é um instrumento de divulgação da ISO 26000, útil não só para as empresas, mas também para todos aqueles que tenham interesse em envolver-se com um futuro responsável e sustentado, orientado para boas práticas e uma conduta de cidadania.