Tradicionalmente, as empresas realizam ações e têm práticas que se inscrevem no domínio da ética e da responsabilidade social, embora por vezes as mesmas não sejam percecionadas pelos colaboradores ou outras partes interessadas como tal.

Algumas porque são características do setor, ou porque advêm do fundador ou ainda porque funcionavam como complemento de remuneração aos seus trabalhadores.

A Pedra Base desenvolveu uma ferramenta de diagnóstico de práticas de responsabilidade social que permite identificar em concreto a performance da organização neste domínio. A partir do diagnóstico criamos o plano de desenvolvimento organizacional que descreve objetivos, ações e recursos e o Manual de Boas Práticas.

Organizações socialmente responsáveis responsabilizam-se pelos impactes das suas decisões, atividades e produtos, durante todo o seu ciclo de vida. Este comportamento implica, da parte da organização, uma política de responsabilidade social coerente com as restantes políticas da organização, o envolvimento das suas partes interessadas e uma adequada gestão dos aspetos de responsabilidade social.

Este produto destina-se a integrar a responsabilidade social na estratégia e operações da organização, a partir das ações realizadas e práticas instituídas ou a partir dos objetivos estratégicos da organização.

Partindo dos valores da organização, de um diagnóstico às práticas existentes e às quais se pretende dar continuidade, da identificação das partes interessadas e das prioridades ao nível do envolvimento é definido o rumo, a política de responsabilidade social e objetivos concretos para a organização neste domínio. Com base nos objetivos definidos, desenvolve-se o plano de ação e programas específicos dirigidos ao tratamento dos aspetos de responsabilidade social significativos.