Skip to main content

Sustentabilidade

Estratégias de Sustentabilidade

Estratégias de Sustentabilidade

Uma efetiva estratégia de sustentabilidade está alinhada com os objetivos e impactes do negócio ou atividade, sobre a economia, a sociedade e o ambiente. Estes, podem ser identificados através de diversos instrumentos de gestão, como a estratégia de negócio de médio e longo prazo, os investimentos em curso e programados, as prioridades, a capacidade, a apreciação do risco e análise de materialidade. Deverá ainda incluir uma análise do grau de maturidade da organização no seu contributo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e respetivas metas.

Apoiamos as organizações na definição da sua estratégia de sustentabilidade onde se deve identificar as prioridades de atuação, objetivos e metas, horizonte temporal e descrição das atividades a desenvolver, assegurando-se a sua transversalidade interna e a capacitação necessária para uma implementação eficaz.

A implementação da estratégia pode passar pelo alinhamento da organização com a referenciais de responsabilidade social, ética, anticorrupção, compras sustentáveis ou pela necessidade de alcançar metas relacionadas com as alterações climáticas (como a redução das emissões de gases de efeito de estufa para alcançar a neutralidade carbónica), eficiência energética, igualdade de género, proteção da biodiversidade, entre outros.