Skip to main content

Reporting e Comunicação

Reporting e Comunicação

A União Europeia (UE) está a construir um quadro regulatório assente na transparência, harmonização e credibilidade das informações de sustentabilidade comunicadas.

Em termos de relato de sustentabilidade, a União Europeia publicou, em 2014, a Diretiva de Reporte de Informação Não Financeira, que foi alterada em 2022, pela Diretiva de Reporte de Sustentabilidade Corporativa (CSRD), aumentando a complexidade dos requisitos a reportar. Esta legislação complementa o Regulamento de Divulgação de Informações sobre Sustentabilidade no Setor dos Serviços Financeiros (SFDR), que estabelece requisitos específicos para a divulgação de informações de sustentabilidade por parte de instituições financeiras e empresas de investimento, e o Regulamento da Taxonomia, que tem como objetivo, classificar e identificar atividades económicas sustentáveis.

Complementarmente, a União Europeia está a desenvolver uma Diretiva sobre Greenwashing, que visa estabelecer um conjunto harmonizado de regras sobre alegações de sustentabilidade aplicáveis a todas as empresas que operam na UE/Espaço Económico Europeu, a qual vem alterar a Diretiva sobre Práticas Comerciais Desleais. 

No contexto organizacional atual, o relato de sustentabilidade/ESG transformou-se numa ferramenta essencial para as organizações comunicarem as suas informações nessa matéria. Comunicar com transparência sobre os fatores ESG às partes interessadas aporta inúmeros benefícios para o negócio, entre os quais: 

  • Reduz o risco legal, operacional e reputacional;
  • Responde às solicitações dos investidores;
  • Alavanca o desempenho, promovendo a inovação.

No entanto, este processo enfrenta desafios significativos, principalmente ao nível do fenómeno conhecido como greenwashing. O greenwashing é o processo de transmitir uma impressão falsa ou informações enganosas sobre o quão ambientalmente sustentáveis são os produtos de uma empresa. É fundamental que as empresas estejam familiarizadas com as regulamentações da União Europeia sobre relatórios de sustentabilidade, a fim de implementar medidas eficazes para prevenir o greenwashing e assegurar a transparência e credibilidade das suas práticas ambientais.

Nesse sentido, ajudamos as organizações na divulgação das suas informações sobre sustentabilidade/ESG, garantindo o cumprimento das novas obrigações de divulgação de informações e a conformidade com as normas europeias de relato de sustentabilidade. A conceção do relatório inclui o mapeamento e envolvimento com os stakeholders, análise de dupla materialidade, apoio na definição da estratégia de sustentabilidade e a respetiva redação. Apoiamos, igualmente, a análise dos novos critérios de alegações ecológicas, consoante os serviços e produtos que a sua empresa divulga ou presta, definindo estratégias de comunicação que sejam transparentes e credíveis.