Skip to main content

Sustentabilidade

Cadeias de Abastecimento Responsáveis

Cadeias de Abastecimento Responsáveis

O desempenho e o impacte de uma organização sobre a sustentabilidade está diretamente relacionado com as suas decisões de gestão, as suas operações e a sua cadeia de fornecimento. Porque a conduta dos fornecedores influencia o desempenho e a reputação das organizações, é necessário trabalhar com a cadeia de fornecimento no sentido de promover a sustentabilidade, impactando assim os direitos humanos, as práticas laborais, o ambiente [gestão da água, materiais, clima e emissões para atmosfera, biodiversidade, entre outros] e o desenvolvimento da comunidades.

Concebemos Programas dirigidos à Supply Chain que partem do mapeamento da cadeia de abastecimento, avaliação dos impactes da mesma, priorização da atuação e definição dos instrumentos necessários a uma adequada gestão dos impactes e alinhamento com as orientações europeias como o Green Deal e internacionais como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Os instrumentos podem passar pela conceção de Códigos de Conduta de Fornecedores, desenho de instrumentos de avaliação, programas de capacitação e envolvimento com vista à implementação de requisitos de clientes alinhados com os standards internacionais de sustentabilidade que correspondam aos padrões de atuação da organização e às exigências do mercado.

Os programas podem abordar as temáticas dos direitos humanos como o trabalho digno e a igualdade de género, concorrência justa, transparência e anticorrupção, sourcing de produção, escolha de materiais, saúde e segurança, rótulos e outros sistemas de garantia.